ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Nem onda verde livra motoristas de congestionamentos na Capital

Mariana Lopes | 25/03/2013 07:00
Na Fernando Correa da Costa o congestionamento é grande em horários de pico (Foto: Marcos Ermínio)
Na Fernando Correa da Costa o congestionamento é grande em horários de pico (Foto: Marcos Ermínio)

O trânsito em Campo Grande está a cada dia mais tumultuado. É só andar pelas principais avenidas da cidade para perceber as filas de veículos que são formadas no início da manhã e ao final da tarde.

Na avenida Fernando Correa da Costa, os motoristas enfrentam vários trechos congestionados, desde a rua Anhanduí, no Centro, até a rua Joaquim Murtinho, no bairro Miguel Couto. Nem a onda verde, que permite o tráfego de veículos no sentido Horto Florestal-shopping com o sinal aberto em vários cruzamentos, livra os condutores do transtorno de ficar parado nos horários de pico.

A média parados no mesmo semáforo é de 10 minutos em horário de pico, o que significa o sinal abrir e fechar pelo menos três vezes. Embora reclamem, a maioria dos motoristas estão conformados com a condição do trânsito de Campo Grande e tem consciência de que este é o preço a ser pago por morar em uma capital que está abandonando os ares de interior e assumindo a cara de “cidade grande”.

“Das 7h30 às 8h, tem que ter paciência, porque o trânsito é lento aqui, todo dia é assim”, adianta o cirurgião dentista Romano Gentim, 24 anos.

Para o programador Jean Carlo Marson, o problema no tráfego de veículos não é pontual na Fernando Correa da Costa, mas sim em toda a cidade. “O trânsito em Campo Grande está só piorando, em certos horários é complicado ter um fluxo normal”, aponta o motorista.

Consciente de que a cidade está crescendo e de que o tempo gasto em qualquer trajeto só aumenta, a jornalista Marycleide Vasques, 40 anos, observa que em muitos casos o trânsito não flui porque os motoristas demoraram para sair do lugar.

“A maioria deixa para engatar a primeira só depois que o sinal abre e quem está para trás não consegue nem mudar de marcha”, critica a jornalista.

Jean Carlo observa que o trânsito piorou em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Jean Carlo observa que o trânsito piorou em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Mas para o mestre em psicologia do trânsito Renan da Cunha Soares Junior, esse tipo de morosidade não é o que gera o congestionamento. “O que acontece é que a frota aumentou e tem mais veículos nas ruas em horário de pico, a tendência é piorar”, explica.

Por outro lado, o congestionamento também pode ser evitado, ou pelo menos amenizado, com uma mudança de comportamento. “O brasileiro está sempre atrasado, não tem o costume de se programar, tem que aprender a sair mais cedo de casa”, orienta Renan.

Outra dica do psicólogo é os motoristas procurarem caminhos alternativos. “As pessoas têm o costume de trafegar sempre pelas avenidas principais da cidade, é preciso mais planejamento de comportamento no trânsito”, observa.

Os carros ficam em média 10 minutos no mesmo sinal (Foto: Marcos Ermínio)
Os carros ficam em média 10 minutos no mesmo sinal (Foto: Marcos Ermínio)
Para marycleide, o problema é não desenvolver as marchas do carro (Foto: Marcos Ermínio)
Para marycleide, o problema é não desenvolver as marchas do carro (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias