ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

No portão do hospital, ordem foi salvar vida de paciente, alegam bombeiros

Equipe relata que ficou 20 minutos esperando para entrar em pronto-socorro; confusão na noite de sábado terminou com a prisão de dois funcionários da Santa Casa

Anahi Zurutuza | 06/08/2017 17:33
Aviso de superlotação que foi afixado no portão do pronto-socorro; emergência está ‘fechada’ desde quinta-feira (3) (Foto: André Bittar)
Aviso de superlotação que foi afixado no portão do pronto-socorro; emergência está ‘fechada’ desde quinta-feira (3) (Foto: André Bittar)

Após 20 minutos de espera para fora Santa Casa de Campo Grande, a equipe do Corpo de Bombeiros, que havia socorrido um homem de 31 anos com múltiplas fraturas e sinais de estar sofrendo um choque hemorrágico, decidiu forçar a abertura do portão do pronto-socorro e prender dois funcionários do hospital por desobediência. É o que relataram à Polícia Civil os militares sobre na confusão na entrada da emergência, na noite deste sábado (5).

Consta no boletim de ocorrência que a Central de Regulação de Vagas determinou o envio do paciente para a Santa Casa.

Conforme informaram os bombeiros na delegacia, o homem tinha fraturas expostas na tíbia e fíbulas – ossos abaixo do joelho –, um dedo do pé direito amputado e trauma de tórax. Devido aos ferimentos, o paciente estava com “nível rebaixado de consciência” e sinais de que sofria um choque hemorrágico.

A equipe, formada por três militares, disse que apesar da gravidade do caso e de ter informado no portão do pronto-socorro – que está fechado desde quinta-feira (3) – a senha emitida pela regulação para a entrega do paciente, o porteiro não autorizou que a ambulância entrasse.

O funcionário teria dito que estava tentando confirmar a existência de vaga e também o encaminhamento da Central de Regulação.

Passados 20 minutos, o porteiro informou aos socorristas que o paciente não estava autorizado.

Bombeiros observaram que durante a espera o portão foi aberto para a entrada de outras duas ambulâncias e ao perceberem a piora do paciente, a equipe fez contato com o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) que determinou a entrada da equipe no hospital. A ordem era para salvar a vida do paciente.

Foi neste momento que os militares pediram apoio, deram voz de prisão ao porteiro e outro funcionário que interveio, pularam os portões e decidiram romper as travas para conseguirem acesso às rampa de acesso ao pronto-socorro por conta própria.

Só assim, a vítima finalmente foi atendida.

Na delegacia, os funcionários informaram apenas que receberem ordens para não permitir que nenhum paciente sem regulação de vagas entrasse pela emergência.

Viaturas entrando no pronto-socorro depois que portão foi aberto na marra na noite deste sábado  (Foto: Direto das Ruas)
Viaturas entrando no pronto-socorro depois que portão foi aberto na marra na noite deste sábado (Foto: Direto das Ruas)

Investigação – O secretário municipal de Saúde Pública, Marcelo Vilela, disse apenas que uma investigação será aberta para verificar se houve falha na regulação, que é de responsabilidade do município.

Por meio da assessoria de imprensa, o Corpo de Bombeiros também informou que vai apurar os fatos, mas garantiu que a equipe estava apenas no “estava no exercício legal do dever”.

Já a assessoria de imprensada Santa Casa disse que a direção solicitou as gravações das conversas da equipe dos bombeiros com a Central de Regulação e que depois de apurar a ocorrido dará um posicionamento formal.

Pela Polícia Civil, o caso é investigado como omissão de socorro.

Superlotação - Alegando superlotação, a Santa Casa de Campo Grande está desde a última quarta-feira (3) com os portões fechados e somente pacientes enviados pela regulação são atendidos. O hospital estaria operando com 60% acima de sua capacidade.

Salas do centro cirúrgico sendo usadas como leitos por pacientes e desde o dia 1º de agosto. O hospital também não está agendando cirurgias eletivas e as que estavam marcadas, estão sendo realizadas conforme disponibilidade dos centros cirúrgicos.

Na manhã deste domingo (6), o portão estava escorado por uma pedra. Segundo o funcionário que deu informações ao Campo Grande News, o motor estragou e agora ele só abre manualmente.

Nos siga no Google Notícias