ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

No primeiro semestre, pelo menos 6 foram julgados e mortos pelo PCC

Hoje de manhã, o Gaeco em conjunto com policiais militares dos Batalhões de Choque e Bope deflagraram a “Operação Paiol” que mira integrantes do PCC

Viviane Oliveira | 12/06/2018 08:35
Equipes do Bope dão apoio a operação desencadeada nesta manhã em Campo Grande, no interior e no Estado de Goias  (Geisy Garnes)
Equipes do Bope dão apoio a operação desencadeada nesta manhã em Campo Grande, no interior e no Estado de Goias (Geisy Garnes)

De janeiro até agora, pelo menos seis pessoas foram julgadas pelo tribunal do crime do PCC (Primeiro Comando da Capital) e condenadas à morte. Hoje de manhã, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em conjunto com policiais militares dos Batalhões de Choque e Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) deflagraram a “Operação Paiol” que mira integrantes da facção criminosa.

Além de Campo Grande, são cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em Corumbá, Nova Andradina e Goiás (GO). A operação acontece um dia após a execução do 1º sargento reformado da PM, Ilson Martins de Figueiredo.

O PCC veio dos presídios de São Paulo e se espalhou pelo país e por Mato Grosso do Sul com a troca de presos entre as unidades prisionais e também com a atuação das quadrilhas nas regiões fronteiriças, em buscas de drogas, armamento e ainda por meio da lavagem de dinheiro.

Visto pela última vez no dia 14 de fevereiro, John Hudson dos Santos Marques, 27 anos, foi sequestrado e morto pelo PCC. O crime teria ocorrido porque a vítima pertencia ao CV (Comando Vermelho), facção rival, do qual o suspeito, Gabriel Rondon da Silva, 19 anos, preso meses depois e seu grupo fazem parte.

Em Março deste ano em Dourados, Divino Ferreira, 28 anos, o “Chimbinha”, aparece em um vídeo admitindo que era simpatizante do Comando Vermelho e que por isso iria morrer. O vídeo traz as vozes de outros dois presos, que seriam do PCC, ordenando as falas de “Chimbinha”, que foi encontrado morto, por enforcamento, na PED (Presídio Estadual de Dourados).

No dia 14 de maio, Joice Viana Amorim, de 21 anos, foi encontrada decapitada em estrada vicinal que dá acesso à Avenida Wilson Paes de Barros, entre os Bairros Santa Emília e Nova Campo Grande. Em um vídeo, Joice confessa ser integrante do Comando Vermelho e afirmada ter participado de um suposto sequestro a mando dos "padrinhos" de facção. Tudo indica que a vítima foi assassinada após ser julgada pelo “tribunal do crime”, em mais uma demonstração de guerra entre as duas facções.

Joice Viana Amorim confessou ser integrante do CV (Foto: Reprodução Vídeo)
Joice Viana Amorim confessou ser integrante do CV (Foto: Reprodução Vídeo)

No dia 1º deste mês, Lailla Cristina de Arruda, 19 anos, foi encontrada decapitada e com os braços amarrados para trás em um canavial próximo do rio Confusão em Sonora. A jovem estava desaparecida há dois dias e também foi vítima do tribunal do crime” no Estado, pois estaria repassando informações entre duas facções criminosas,

No dia 5, GeanBlendão Pereira Rodrigues, 21 anos, foi encontrado baleado na cabeça à beira da estrada da Gameleira, com pés e mãos amarrados perto do complexo penal. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à Santa Casa, onde morreu horas depois.

Gean seria a terceira vítima de uma lista de execução do PCC apreendida pela polícia no dia 2 deste mês. Entre os nomes, estava Jamsonn Luiz Cordeiro, de 19 anos, assassinado também com tiro na cabeça no dia 29 de maio, no Jardim Noroeste.

Conforme apurado pela reportagem, Gean e Jamsonn teria morrido pelo mesmo motivo: Os dois publicaram uma foto em redes sociais fazendo o símbolo do Comando Vermelho. A “explicação” para a execução veio da própria família de Gean.

Nos siga no Google Notícias