ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Novos conselhos tutelares tem previsão de funcionar em 6 meses

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza seleção de conselheiros

Izabela Sanchez | 23/07/2018 15:56
Unidade norte do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução)
Unidade norte do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução)

Os dois novos conselhos tutelares criados pela administração municipal de Campo Grande em 2017 só devem começar a funcionar em janeiro de 2019, segundo a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marta Macedo. Atualmente Campo Grande possui apenas três. O 4º foi criado em julho de 2017 e o 5º em dezembro. Segundo a presidente do CMDCA, cerca de 5 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo que irá escolher os novos conselheiros.

No último dia 19 a Prefeitura divulgou em Diário oficial a ficha para quem deseja recorrer do processo. A ficha pede nome, RG, CPF, e o candidato deve assinalar a contra qual opção irá recorrer: análise documental, exame de conhecimento específico, prova prática de informática, avaliação psicológica e entrevista

“Nós estamos em pleno processo seletivo para escolha de 10 conselheiros e 10 suplentes para compor esses conselhos”, comentou a presidente. O CMDCA é composto por 28 conselheiros que atuam nos processos dos conselhos tutelares.

Depois da seleção, os candidatos devem ser eleitos. “Já teve a inscrição, vai ser em várias fases, em agosto vai ter a primeira prova escrita, depois tem um teste psicológico e vem a fase da eleição. É um pleito em vários bairros, é no bairro mais próximo da casa do conselheiro, ali ele vai fazer a campanha dele e vai ser votado”, explicou a presidente. Cerca de 2 mil pessoas devem realizar a prova.

O 4º conselho deve funcionar na Vila Nasser e o 5º em bairro da região sul de Campo Grande. A Capital já possui uma unidade da região sul, que funciona na rua Arquiteto Vilanova Artigas, ao lado do Hospital Regional, no bairro Aero Rancho. O conselho norte fica na rua São João Bosco, 49, no Monte Castelo e o do centro na rua Sebastião Lima, 1.297, no Monte Líbano.

Conforme explico a presidente do Conselhou, a demanda de Campo Grande, é de 10 conselhos tutelares.“É muita demanda, as crianças estão em situação de todos os riscos, os menores e adolescentes. Lidamos com o abandono de incapaz que são as crianças que estão sendo abandonadas, muitas sendo molestadas e estupradas, tem que criança que é maltratada, espancada, então nós abrangemos tudo isso”, comentou a presidente.

 

Nos siga no Google Notícias