ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Numa semana com vários casos em escolas, mãe denuncia servidora por assédio

Mulher procurou polícia após pegar troca de mensagens entre uma funcionária e o filho, de 12 anos

Anahi Zurutuza e Ana Beatriz Rodrigues | 13/05/2022 18:57
Depca investiga denúncias envolvendo alunos de três escolas da Capital. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Depca investiga denúncias envolvendo alunos de três escolas da Capital. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Em semana movimentada na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), mais uma mãe apareceu por lá, na tarde desta sexta-feira (13), para denunciar assédio contra o filho por parte de uma assistente que trabalha na escola onde ele estuda. A mulher conta que pegou troca de mensagens entre o filho e a funcionária da Escola Municipal José Dorileo de Pina, em Campo Grande.

Boletim de ocorrência pelo crime de “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância, a vexame ou constrangimento” foi registrado nesta tarde e a mãe da criança foi ouvida.

A servidora teria dito ao garoto frases como: “você tem uma boca gostosa” e “se você tivesse 18 anos, eu pegava você”.

A mãe do aluno também procurou a escola. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) esclarece que tomou “todas as providências cabíveis” assim que soube do caso. “A trabalhadora em questão não é professora da Reme (Rede Municipal de Ensino), mas atuava na área de apoio na referida unidade escolar. Cumpre esclarecer que assim que a mãe comunicou o fato à unidade, a profissional foi afastada de suas funções na escola”, diz nota enviada à reportagem.

A secretaria informou ainda que “fez todo o registro interno da situação e a mãe foi orientada a fazer também o registro nos órgãos competentes, para que seja realizada a devida investigação policial”. “A Semed repudia e não compactua com qualquer ato de violência ou assédio, e preza pela devida apuração dos fatos, cuja responsabilidade é das autoridades policiais”, completa o texto.

Outros casos – Desde o início da semana, casos de crianças e adolescentes vítimas de assédio, abusos e maus-tratos em escolas não param de aparecer. O primeiro registro desta semana, ao qual o Campo Grande News teve acesso, foi na segunda-feira, dia 9, quando mãe de aluno da Mon Petit, escola de Educação Infantil localizada no Bairro Santa Fé, na Capital, denunciou professora por supostamente ter estuprado a filha dela, de 3 anos.

Depois disso, outros quatro boletins de ocorrência foram feitos na Depca contra a mesma profissional. Pais de alunos com idades entre 3 e 5 anos suspeitam de maus-tratos e violência sexual.

A Depca investiga mais uma denúncia de abusos sexuais em instituições de ensino infantil particular de Campo Grande. Um homem é acusado de estuprar duas crianças de 5 e 6 anos em uma creche privada no Jardim Panamá. O caso foi registrado no último dia 6 de maio e a polícia apura se há mais vítimas.

A mãe da criança de 5 anos foi quem fez o primeiro registro. Conforme apurado pelo Campo Grande News, a filha relatou que viu o homem - amigo da dona da creche, identificado apenas como "Belo" - mexendo na parte íntima de um colega, menino. A mãe desconfiou e ao verificar a parte íntima da filha, encontrou vermelhidão. Na delegacia, a criança passou por exame sexológico, que confirmou o abuso.

No interior - Na quarta-feira (11), a mãe de uma aluna procurou a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina para denunciar o diretor da Escola Municipal Efantina de Quadros, Marcos Eduardo Carneiro, por assédio contra a filha dela, de 15 anos.

Entre as mensagens que foram apresentadas pela denunciante na Delegacia de Atendimento à Mulher, o diretor marca encontro com a jovem no Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), afirmando que está calor e que vai para lá na intenção de vê-la e se refrescar na piscina.

Também chega a dizer em determinado dia que a menina está "uma delícia" e é advertido pela aluna. "O senhor sabe que vc comentou no meu story pra todo mundo vê, né? (sic)". Em outra, ele afirma querer "morder" a boca da adolescente. "Eu fico olhando a sua foto. Vc tem uma boca maravilhosa. Sem maldade, mas da uma vontade de dar uma mordidinha. Rssss (sic)".

A troca de mensagens começou em janeiro deste ano. A mãe da jovem, que terá o nome preservado pelo fato envolver adolescente, disse que descobriu as conversas, depois que a alertaram sobre divulgação nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias