ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Obra no Parque dos Poderes promete dar fim a alagamentos em avenida

Via de acesso é construída pela Prefeitura da Capital com recursos federais e contrapartida estadual; obra inclui rede de drenagem e piscinão de águas pluviais

Humberto Marques | 01/02/2018 07:32
Nova avenida conta com rede de drenagem que vai conter enxurradas que descem rumo à Via Parque. (Fotos: Chico Ribeiro/Segov-MS)
Nova avenida conta com rede de drenagem que vai conter enxurradas que descem rumo à Via Parque. (Fotos: Chico Ribeiro/Segov-MS)

Uma nova via de acesso aberta na entrada do Parque dos Poderes, na região da avenida Mato Grosso, promete conter as enxurradas que costumam causar alagamentos na região da Via Parque, ao lado do Parque das Nações Indígenas. A estrutura, conforme a assessoria do governo estadual, conta com rede de drenagem e uma bacia de contenção para conter as águas pluviais.

A obra integra a etapa D do Complexo Mata do Jacinto, que teve recursos de R$ 13,3 milhões –sendo R$ 3,3 milhões em recursos estaduais como contrapartida ao investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Pavimentação. A execução coube à Prefeitura da Capital, dentro do programa Juntos por Campo Grande.

Em 2015, a pavimentação de vias em bairros como Danúbio Azul, Jardim Futurista e na própria Mata do Jacinto aumentou o volume de águas pluviais que desaguam no córrego Réveillon, que por sua vez enche as piscinas de contenção no Parque das Nações Indígenas. Com a nova obra, dá-se continuidade ao serviço de contenção de enxurradas.

Contenção – A região contará com uma bacia de contenção com 20 mil metros quadrados, forrada com muros de gabião. A estrutura conterá até 30 mil metros cúbicos de água, represando a água das chuvas e impedindo que as enxurradas desçam com força e alaguem a região do córrego Sóter.

Avenida ligará a Mato Grosso à rua Jamil Félix Nagles, e contará com ciclovia e iluminação
Avenida ligará a Mato Grosso à rua Jamil Félix Nagles, e contará com ciclovia e iluminação

O projeto inclui, ainda, tubulação nova sob a avenida Mato Grosso. A obra precisou ser interrompida por conta das chuvas dos últimos dias, que prejudicaram as escavações. A construção do piscinão será a última fase do empreendimento, sendo construído após a execução da drenagem e implantação da nova avenida na região –devendo ser finalizado ainda neste semestre.

Avenida – Até aqui batizada de avenida Parque dos Poderes, a nova via de acesso ligará a avenida Mato Grosso diretamente à rua Jamil Félix Nagles, em trajeto quase paralelo à avenida Hiroshima. A via foi construída em área doada pelo Estado.

Sob a avenida, haverá rede de drenagem, inclusive nos pontos onde as enxurradas vêm causando erosão. O novo acesso terá iluminação e ciclovia, ajudando ainda a desafogar o tráfego na Hiroshima, complicado nos horários de pico com a saída de servidores do Parque dos Poderes e rumo a bairros como o Carandá Bosque e Mata do Jacinto.

Nos siga no Google Notícias