A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

07/05/2013 22:30

Oficial admite falta de estrutura para atender 2 incêndios e equipe menor

Nyelder Rodrigues e Francisco Junior
Reunião já estava agendada para acontecer está noite na Capital (Foto: João Garrigó)Reunião já estava agendada para acontecer está noite na Capital (Foto: João Garrigó)

O incêndio no Planeta Real, que ficou totalmente destruído, marcou a reunião sobre a estrutura de combate ao fogo no Centro de CampO Grande durante reunião, hoje à noite, do Conselho Regional da Região Urbana do Centro. A reunião, na sede da Planurb, já estava marcada antes do incêndio na loja Planeta Real, esta tarde.

Entre os presentes, estavam representantes do OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), setores da saúde, entre outros.

Um dos participantes foi o tenente-coronel Hudson Faria, comandante do quartel do Parque dos Poderes, que falou sobre o incêndio desta terça (7) e estrutura atual, em geral, do Corpo de Bombeiros em Campo Grande.

Segundo Hudson, a escada magirus usada nos combates a grandes incêndios é do ano de 1970, e o trabalho dos bombeiros é feito dentro do possível. Perguntado sobre a hipótese de dois incêndios da mesma proporção, como o de hoje, ao mesmo tempo, o tenente-coronel respondeu que não seria possível fazer o atendimento. “Aí ferrou”, resumiu.

Ele ainda contou que todas as 12 viaturas de combate a incêndio da Capital foram até o Planeta Real ajudar a controlar o fogo. Além disso, ele explicou que quando ingressou no Corpo de Bombeiros, por volta do ano 2000, havia um efetivo de 1,5 mil homens em Campo Grande, enquanto atualmente há 1,3 mil.

Para o oficial, este efetivo reduzido é o maior problema atual do Corpo de Bombeiros, já que a atual demanda de atendimentos é muito grande se comparada ao tamanho da corporação. “Os militares fazem o que podem, com o que tem. Demoram até 20, 30 minutos, mas vão”, comentou.

Hudson finalizou acrescentando que apenas os quartéis do Coronel Antonino, Moreninhas e Área Central contou com equipamentos completos, e que outras áreas populosas, como região oeste da cidade, que tem como principal via a Julio de Castilho, precisam também de um quartel dos Bombeiros.

Já o presidente do conselho, João Eulógio Barbosa de Matos, que está há 10 anos no conselho, afirmou que o debate sobre melhorias na estrutura e atendimento do Corpo de Bombeiros é antiga.

João foi crítico ao afirmar que a atual estrutura dos Bombeiros está sucateada, sendo necessário um planejamento a partir de um centro estratégico operacional, que seria comandado pela Defesa Civil, entidade a qual ele afirmou servir apenas “para desfilar em datas comemorativas porque não tem atuação em Campo Grande”.

Outra iniciativa que o conselho apontou para ser realizada é a criação de brigadas civis contra incêndio, onde pessoas em escolas, hospitais, universidades, entre outros locais, seriam treinadas para agir inicialmente, até a chegada do resgate e salvamento.

O tenente-coronel Hudson Faria concordou com a ideia, e afirmou que o quartel do Porque dos Poderes está de portas abertas para treinar brigadas, sendo necessária antes solicitação através de ofício.

Uma fiscalização nas lojas da região central, já que se acredita que as lojas vizinhas também não estariam preparadas para conter um incêndio caso ele passasse da Planeta Real para elas, ou mesmo começassem em seu interior.

O Conselho Regional da Região Urbana do Centro tem como papel fiscalizar o andamento dos recursos e aplicação deles, além de cobrar medidas e também dar ideias que beneficiem a região central da Capital.



A população finge que acredita em melhorias, os Bombeiros fingem que são eficientes no atendimento, os logistas fingem que cumprem as regras de segurança, a Policia finge que dá conta da demanda, o governo finge que investe...e assim somos todos felizes para sempre.
 
Adenilson Lopes em 08/05/2013 11:03:49
Por acaso há equipamentos para atender a esses prédios com vários andares, construções mais recentes? Aposto que nem escada para chegar lá em cima tem. Eu que não me arrisco a morar em um prédio desses, não quero virar churrasquinho. Oh administraçãozinha mais ou menos, e ainda tem gente que acha que eles são bons. Em que mesmo????
 
Elisabeth Souza em 08/05/2013 10:15:40
Campo Grande, não tem hoje um campo de treinamento prático para treinamento de combate a incêndio, todos hoje formados com brigadistas, só fica na teoria nada de prática de combate incêndio.
 
Ilton Barros em 08/05/2013 09:37:51
"que seria comandado pela Defesa Civil, "a que Defesa Civil ele se refere?Em Campo Grande não existe a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil como manda a lei.Existe um núcleo dentro da guarda municipal que não possui nem viatura.A Defesa Civil do Estado não quer nem saber de Campo Grande, só querem cuidar do interior e de outros estados porque isso da diárias para os caras.o sucateamento da defesa civil, do corpo de bombeiros, da PM e da PCivil é evidente, só não vê quem não quer.Mas quem tem coragem de botar o dedo na ferida?O MPE??hahahahahahah.....boa piada
 
Carlos Henrique em 08/05/2013 09:14:40
O MAIOR CANCER DA CORPORAÇÃO É NOSSO COMANDANTE GERAL, ´QUANDO EU ENTREI NA CORPORAÇÃO AS VIATURAS DE COMBATE A INCENDIO ERA AS MESMAS DE HOJE, NÃO AUMENTOU SÓ DIMINUIU E NOSSO COMANDANTE NÃO TEM BOCA PARA PEDIR AO GOVERNADOR MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ É DEFENDER O GOVERNO DIZENDO QUE ESTÁ TUDO BEM, TUDO CERTO, O PROBLEMA É DOS OUTROS, A CULPA É DOS OUTROS E A POPULÃÇÃO QUE SE VIRE
EU QUERO VIATURA PARA TRABALHAR,
 
jonas luz em 08/05/2013 09:10:33
Parabéns aos nossos Bombeiros....."Verdadeiros Heróis" !!!
Pessoal, cada um trabalha com que tem !!! Carros antigos, sucateados,escada e hidrantes que não funcionam,etc,etc...culpa de quem???
Precisa-se rever urgentemente a frota dos bombeiros....
Eu moro em prédio...e se fosse no meu ,no seu??? Como seria??? Com muitas vítimas???
Senhores Governantes, revejam as primeiras necessidades...Bombeiros, saúde sem desvio de verbas,etc,etc,etc................
 
Tânia Barbosa em 08/05/2013 09:02:09
Os nossos governantes estão de parabéns... Em vez de pelo menos na capital ser exemplo de estrutura para o estado... É tão quão Pior Q qualquer cidade do interior... SENHORES PARLAMENTARES vamos parar de roubar um pouco, vcs já ganham seus salarios superfaturados... VAMOS FAZER PELO MENOS O QUE É A VCS DESGNADO... NÃO ESTAMOS PEDINDO NADA ALÉM, DO QUE É MERA OBRIGAÇÃO DE VCS...

#VergonhaTotal!!!
 
Helton luiz moraes bonfim em 08/05/2013 08:59:16
Resumindo...
Estamos mais ferrados que a família Siufi.
A diferença é que a familia Siufi saiu com grana até nas malas.
 
Elviria Santos Ferreira em 08/05/2013 02:12:43
O "aí ferrou" fecou com chave de ouro o lamentável episódio de hj.
 
Juliana Moraes em 08/05/2013 00:26:43
Políciais, bombeiros, socorristas, prá que??? Vai todo mundo morrer mesmo um dia... Enquanto isso, empresários, industriais, governantes, e médicos inclusive, engordam seus bolsos e conquistam cada vez mais poder e liberdade. E o povo que se lasque.... É pr'acabar!!!
 
Anita Ramos em 07/05/2013 23:44:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions