ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Omertà pediu prisão de vereador por envolvimento em extorsão e agiotagem

Juiz entendeu que ainda não havia elementos para prender e deferiu apenas buscas em endereços do político

Marta Ferreira | 07/10/2020 13:01
Vereador Ademir Santana (PSDB), durante sessão na Câmara Municipal (Foto: CMCG/Divulgação) 
Vereador Ademir Santana (PSDB), durante sessão na Câmara Municipal (Foto: CMCG/Divulgação)

Alvo de busca e apreensão da quinta fase da Operação Omertà, a “Snowball”, o vereador de Campo Grande Ademir Santana (PSDB) teve pedido de prisão solicitado à Justiça, mas a ordem foi negada pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, titular da 2ª Vara Criminal.

A medida investigatória, nome técnico da ação, foi protocolada em abril, mas só em setembro houve a decisão e foi preparada a operação desencadeada hoje.

Essa etapa diz respeito à investigação de crimes de extorsão armada, agiotagem e lavagem de dinheiro envolvendo a casa no Monte Líbano onde foi apreendido, em maio de 2019, arsenal pertencente à milícia armada sob chefia de Jamil Name e Jamil Name Filho, presos desde setembro do ano passado e que tiveram nova prisão preventiva decretada, a quinta em razão das apurações da Omertà.

O imóvel, revelam as investigações, foi tomado do empresário José Carlos de Oliveira, na base da cobrança de juros abusivos por empréstimo de dinheiro (agiotagem) e de ameaças por “capangas” armados da quadrilha.

O valor envolvido beira os R$ 7 milhões. Houve pedido, ainda não analiso, de sequestro de bens nesse montante, contra os Name.

Era motorista - Segundo o pedido feito ao juiz, Ademir Santana - eleito em 2016 para a Câmara de Campo Grande e candidato à reeleição este ano - foi quem levou a vítima e a esposa à casa de Jamil Name em ocasião na qual houve ameaças sob mira de arma para assinar documentos. À época, o agora vereador trabalhava como motorista da família e também era gerente de empresa de título de capitalização dos Name.

A própria narrativa das vítimas dá a entender que a única participação do referido representante nos fatos foi transportá-las até a residência de Jamil Name, onde, aí sim, foram coagidas a assinar alguns documentos”, escreve o juiz ao analisar a prisão.

"Em sede preliminar, portanto, não se vislumbra a existência de elementos suficientes a justificar a prisão preventiva de Ademir Santana Delmondes, nada impedindo, contudo, a revisão da presente decisão caso apresentadas novas provas em desfavor do investigado e formulado novo pedido neste sentido no futuro”, completou.

Olivar Coneglian salientou, ainda, que embora tenha entendido não existirem elementos suficientes para que seja decretada a prisão preventiva de Ademir neste momento, não significa que não haja indícios de sua participação na organização criminosa alvo da Omertá.

Tanto é que o resultado de eventual busca e apreensão pode vir a elucidar sua real atuação junto à família Name (se como mero funcionário ou coautor de delitos), ou mesmo de que poderia ter se beneficiado diretamente da extorsão praticada, diante da posição que ocupa na empresa.

Buscas - Dois endereços ligados ao vereador tiveram buscas nesta manhã, autorizadas pelo magistrado, uma casa no Jardim Bonança e uma chácara no Bairro Caiobá.

Pela decisão, o objetivo era apreensão provas relativas à prática pelos investigados dos crimes de extorsão simples ou qualificada, agiotagem e lavagem de capitais, dentre outros. Foram citados como exemplo de provas dispositivos eletrônicos, tais como celulares, pen drive, mídias diversas e computadores, anotações, cadernetas, planilhas, e outros elementos informativos.

A reportagem tentou localizar Ademir Santana, no celular dele, no número da assessoria e não houve resposta. Também foi feito contato com o advogado que o representa em ações judiciais, sem retorno.

Chácara no Bairro Caiobá, um dos endereços ligados ao vereador que foi vasculhado (Foto: Marcos Maluf)
Chácara no Bairro Caiobá, um dos endereços ligados ao vereador que foi vasculhado (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no Google Notícias