ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Onça fugitiva do Cras aguarda rádio-colar para retornar à natureza

Jorge Almoas | 09/03/2011 14:49

Equipamento permite monitorar animal no meio ambiente

Onça fugiu duas vezes no ano passado, mas está “quietinha” no Cras desde fevereiro (Foto: João Garrigó)
Onça fugiu duas vezes no ano passado, mas está “quietinha” no Cras desde fevereiro (Foto: João Garrigó)

No próximo sábado (12), a onça fugitiva do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) completa um mês de “sossego” no centro, localizado na reserva do Parque dos Poderes, em Campo Grande. Os responsáveis pelo Cras aguardam a chegada de um rádio-colar para que o felino seja solto na natureza.

De acordo com Élson Borges, biólogo e coordenador do Cras, a intermediação para conseguir o equipamento é feita pelo Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), órgão ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

“Como o rádio-colar é caro, é mais fácil que o Cenap consiga. Estamos aguardando o equipamento chegar e o resultado de um exame de sangue, que é feito fora do Estado”, explicou Élson.

A onça, que ainda não foi batizada, continua no Cras, em Campo Grande. Ela está com 11 meses, está maior e não tentou outras fugas. “Está bem quietinha”, comentou o biólogo.

Com o rádio-colar, o Cras pode monitorar o animal na natureza, recebendo informações sobre como ele se alimenta, os locais que vive e se está doente, ou ferido. O local onde a onça será solta não foi definido até o momento. A expectativa é que o rádio-colar chegue a Mato Grosso do Sul ainda esta semana.

A onça fugiu pela primeira vez do Cras em 29 de outubro de 2010, foi recapturada e escapou novamente no dia 30 de dezembro. Nesse meio tempo, o animal ganhou comunidades e perfis nas redes sociais, que brincavam com a fuga da onça.

No dia 12 de fevereiro, ela caiu em uma das nove armadilhas montadas na reserva. O animal estava ferido no rosto.

Nos siga no Google Notícias