ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Operação fiscaliza dez depósitos e leva proprietário à delegacia por receptação

Ação conjunta vistoriou sucatas em quatro bairros, aplicou autos de infração e encontrou irregularidades

Por Gabi Cenciarelli | 12/09/2025 16:10
Operação fiscaliza dez depósitos e leva proprietário à delegacia por receptação
Ação conjunta vistoria ferros-velhos em Campo Grande (Foto: Divulgação PMMS)

Uma operação de fiscalização realizada na manhã desta sexta-feira (12) inspecionou dez depósitos de sucata e recicláveis nos bairros Marcos Roberto, Nhanhá, Taquarussu e Jóquei Clube, em Campo Grande. A ação encontrou desde acúmulo de resíduos a céu aberto até coleções de água que favorecem mosquitos transmissores de doenças. Durante as inspeções, um dos proprietários foi conduzido à delegacia pelo crime de receptação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Operação em Campo Grande fiscaliza depósitos de sucata e reciclagem. Dez locais nos bairros Marcos Roberto, Nhanhá, Taquarussu e Jóquei Clube foram inspecionados na sexta-feira (12). Irregularidades como armazenamento inadequado de resíduos, presença de pragas e acúmulo de água parada, propício à proliferação de mosquitos, foram encontradas. Um proprietário foi conduzido à delegacia por receptação. Três estabelecimentos receberam autos de infração e os demais, notificações para regularização. A ação conjunta entre Vigilância Sanitária, Saúde, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar visa coibir o comércio ilegal de metais, como fios de cobre, e fiscalizar alvarás e condições sanitárias. As operações integradas são recorrentes na região, com foco na repressão a furtos, tráfico de drogas e irregularidades em ferros-velhos.

Entre os pontos visitados, os fiscais encontraram armazenamento inadequado de resíduos, presença de pragas urbanas e coleções de água propícias à proliferação de vetores. Um depósito na Rua Luís Louzinha, no Nhanhá, funcionava a céu aberto em área residencial com criação de animais. Já na Rua Sol Nascente, no mesmo bairro, havia acúmulo de água favorável a mosquitos transmissores de doenças. Em outros endereços, como a Travessa da Brisa, no Nhanhá, e a Rua Ouro Verde, no Jóquei Clube, as condições estavam adequadas à atividade.

Ao todo, dez locais foram vistoriados. Os estabelecimentos irregulares foram notificados e orientados para a regularização e, em três casos, tiveram autos de infração lavrados, instrumentos legais que oficializam a infração e podem resultar em multa, interdição ou outras penalidades previstas na legislação municipal. O caso mais grave foi a condução de um dos proprietários para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) pelo crime de receptação.

Operação fiscaliza dez depósitos e leva proprietário à delegacia por receptação
Equipes notificam estabelecimento por irregularidades (Foto: Divulgação PMMS)

A ação foi coordenada pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, e contou com o apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo era coibir o comércio irregular de materiais metálicos, como fios de cobre, e fiscalizar alvarás, condições ambientais e possíveis focos de dengue e chikungunya nos quatro bairros.

Recorrência – Nos últimos dias, ações semelhantes vêm sendo realizadas de forma contínua pelo 10º BPM e órgãos municipais. Em 12 de agosto, a Polícia Militar chegou a usar helicóptero para reforçar o patrulhamento no Indubrasil e, horas depois, coordenou outra operação que mirou furtos e tráfico na Vila Nhanhá e na área da antiga Homex, resultando em prisões, apreensões de drogas e inspeções em ferros-velhos.

Menos de 24 horas depois, nova fiscalização no Jardim Nhanhá vistoriou dez estabelecimentos, aplicou multas por irregularidades ambientais e apreendeu produtos sem nota fiscal, levando um homem de 26 anos à delegacia. O trabalho desta manhã se soma a essa linha contínua de operações voltadas a coibir receptação, ordenar a atividade de sucatas e corrigir infrações sanitárias e ambientais em Campo Grande.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.