A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

28/06/2012 13:58

Mais 3 bairros receberão, em breve, operação pacificadora da PM

Paula Vitorino
Operação feita na Vila Nhá-Nhá. (Foto: João Garrigó)Operação feita na Vila Nhá-Nhá. (Foto: João Garrigó)

Operações de pacificação em mais três bairros de Campo Grande, anunciada o ano passado pelo comando da Polícia Militar, serão deflagradas em breve. De acordo com o comandante da PM, coronel Carlos David, faltam apenas alguns detalhes para serem acertados.

Ainda segundo o coronel, as novas operações serão um “passo grande” para acabar com os pontos críticos de criminalidade da Capital. Ano passado foram realizadas as primeiras ações de pacificação, nos bairros Vila Nhá-Nhá e Tiradentes.

O nome dos novos bairros e a data das operações não serão divulgados antes para impedir que os bandidos se previnam. “Será um elemento surpresa”, diz.

Mas o coronel diz que uma das possibilidades analisadas pelo serviço de inteligência é realizar as três ações no mesmo dia, de forma simultânea. Mas isso só será definido com base no relatório final das investigações, que já está em fase de conclusão.

O número de policiais envolvidos em cada operação deve variar entre 150 e 300, de acordo com a necessidade de cada região - a exemplo do efetivo utilizado no ano passado. “O efetivo da PM também está se preparando”, afirma.

Planejamento - De acordo com o comandante, os três bairros foram apontados desde ano passado em relatório do serviço de inteligência sobre as áreas mais criticas da Capital. Ele diz que o levantamento foi realizado após vários pedidos de líderes de bairro solicitando também a pacificação.

“Levantamos quais áreas também precisam da operação”, diz.

Desde então, a PM faz o levantamento de dados de criminalidade dessas áreas. Uma das preocupações é impedir que o crime “migre” para áreas vizinhas. “Estudamos quais os impactos dessas ações”, explica.

No caso da Vila Nhá-Nhá, o coronel diz que houve uma migração dos criminosos para o bairro Taquarussu, mas que isso já era esperado dentro do planejamento e, por isso, a região também recebeu reforço no patrulhamento.

Resultados - Na avaliação do coronel, novas operações só estão sendo feitas porque o resultado obtido nas anteriores foi positivo. Os dados levantados pela PM apontam que o índice de criminalidade diminui nos dois bairros.

Na Vila Nhá-Nhá, houve redução de 60% de roubos, 68% de furtos e nenhum homicídio foi registrado no bairro após a ação da PM.

No segundo bairro, Tiradentes, a redução foi de 80% nos roubos, 67% nos furtos e 87% nos homicídios. Além dos números, o coronel ressalta que a PM ainda aumentou consideravelmente a apreensão de tráfico de drogas, principalmente do tipo “formiguinha”.

Após as operações, os dois bairros receberam a implantação de bases móveis de policiamento. Na Nhá-Nhá, a base foi retirada recentemente porque, de acordo com o coronel, está sendo construída uma sede da PM comunitária no Jockey Clube, que irá atender toda a região.

O plano de policiamento pós-operação nos novos três bairros ainda está sendo definido. A possibilidade mais provável é de instalação de base móvel, inicialmente.



Tem que fazer uma opercao no bairro Itamaraca, Rouxinois e Universitario...
 
henrique de souza em 29/06/2012 10:50:04
Quem não conhece as ruas são os PM do expediente,que só saem das sessões quando vão ganhar diárias ou em operações como essa.Pois não tem efetivo e tem que ocupar esse pessoal privilegiados.É isso que eu quis dizer Thamires...
 
arivaldo paiva em 29/06/2012 09:51:27
Amigo.muitos desses policias ja conhacem essa realidade.Muitos desses policias moram em algumas dessas periferias. muitos desses policias ja fizeram varias vezes essas varredura nesses bairros.Muitos desses policias ja estão na linha de frente.N só ele mas a família deles também. N boto a culpa na polícia n.O problema é os políticos q governam pq se eles quisessem ja rezolveriam esse caos faz tmp
 
thamires reichel em 28/06/2012 10:38:20
isso e historinha para criança dormir, não tem efetivo e muito menos viaturas, a maioria esta nas oficinas, quem esta na rua e que sabe pergunata para qualquer pm que encontrar que vai te falar a mesma coisa, falta de tudo.
 
amanda keity em 28/06/2012 09:29:13
Tai uma noticia que não deveria ser divulgada, a bandidagem vão ficar tudo esperto agora.Deveria divolgar depois da ação.!!!!!!
Mas fazer o que né!!!!!!!
 
Rafael Lourenço Nunes em 28/06/2012 07:34:48
espero que seja a Vila santo Eugênio
 
stella medeiros em 28/06/2012 07:00:57
ESPERO QUE SEJA LOS ANGELES, DOM ANTONIO E PARQUE DO SOL;;;;;;;;;;
 
junior souza em 28/06/2012 05:49:08
Só assim muitos desses policiais irão conhecer a rua,a realidade por quem tá na linha de frente,mas isso deveria ser todos os dias,não só na capital.
 
arivaldo paiva em 28/06/2012 03:32:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions