A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/01/2012 13:45

Para moradores do Tiradentes, bairro está tranquilo após um mês de ocupação

Fernando da Mata

Polícia Militar ocupou a região no dia 13 de dezembro e, desde então, faz trabalho de policiamento comunitário

Rua José Nogueira Vieira, uma das principais do bairro (Foto: João Garrigó)Rua José Nogueira Vieira, uma das principais do bairro (Foto: João Garrigó)

Pouco mais de um mês depois da ocupação da Polícia Militar no bairro Tiradentes, em Campo Grande, o clima entre os moradores é de tranquilidade.

Além da base móvel de policiamento comunitário, a PM atua na região com quatro motos, uma viatura comunitária e outra de radiopatrulha. Estrutura que dá certa segurança para a população.

O estudante Valdeir dos Santos, 27 anos, mora nas proximidades da base móvel e destacou a presença constante dos policiais. “O bairro melhorou, porque antes era uma bagunça, com motos e carros com som alto. Agora não vejo mais.”

Vítima de vários furtos, a comerciante Rosely Flávio de Macedo, de 38 anos, lembrou que, antes da ocupação, tinha muita bagunça na rua e que colocou cerca elétrica, câmeras e sistema de alarme na loja para coibir as invasões na loja. Com a presença da PM, deu até para descansar.

“Eu viajei tranquila, porque sabia que tinham policiais no bairro”, afirmou a comerciante fazendo menção às rondas rotineiras de um mês para cá.

Presença que também deixou a enfermeira Sônia Gonçalves Palmera, 29 anos, mais tranquila. “Antes eu tinha medo de assalto. Depois que a Polícia chegou no bairro, não vi mais nada”.

Além dos crimes, o que diminuiu consideravelmente foi a aglomeração de ‘maloqueiros’ nas esquinas do bairro, de acordo com a fisioterapeuta Jhenmary Kalb, 24 anos. “Agora, eu posso sair mais tranquila a noite.”

Olhar da PM - A tranquilidade não se restringe aos moradores do Tiradentes. Os agentes que trabalham no bairro demonstram que a calmaria está mais presente.

Agentes do pelotão de moto em ronda pelo bairro (Foto: João Garrigó)Agentes do pelotão de moto em ronda pelo bairro (Foto: João Garrigó)

O soldado da PM, Ronaldo Colibaba, trabalha na base móvel e ressalta a integração com os moradores. “A população gosta de ver a polícia presente. O pessoal está direto nas ruas, os policiais ficam andando e conversando com a população.”

Para o soldado Elton Ferreira, do pelotão de moto, houve diminuição na concentração de usuários de drogas nas ruas. “O bairro está mais tranquilo, a população está aceitando bem e apoiando o trabalho.”

Balanço - Segundo a comandante do pelotão do Tiradentes, tenente Paula Nogueira, “houve diminuição no número de roubos e aumento de prisões e apreensões relacionadas ao tráfico de drogas”.

Os números confirmam a afirmação da comandante. Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) apontam que foram registrados apenas três roubos entre os dias 13 de dezembro, primeiro dia da ocupação, e 12 de janeiro. Antes disso, entre 13 de novembro e 12 de dezembro, foram sete roubos.

Com relação ao tráfico de drogas, houve aumento de três para quatro ocorrências comparando os dois períodos. A única coisa que aumentou negativamente foi o número de furtos, de 13 para 14.

O trabalho no bairro não ficará restrito ao policiamento. De acordo com Paula Nogueira, em março, inicia o projeto ‘Bom de bola, bom na escola’, uma parceria entre a PM, a escola municipal Oliva Enciso e as famílias. “Para crianças que tendem a má conduta, serão feitas palestras e trabalho com futebol”, explicou a tenente.



Tranquilo para quem mora nas proximidades da base da policia militar. Porque, moradores como eu que moro no Tiradentes, conhecido em Campo Grande, que é das proximidades do Extra Hiper mercado até o Shoping das Araras ou Pires Super Mercado, NÃO ESTAMOS NÃO. Varias residencias forão invadidas e comercio, isso no final de ano. Eles alegam que aquela area é que é perigosa. Tudo é Tiradendes!!
 
Jalmir Douglas de Paiva em 17/01/2012 07:59:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions