ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para atrair alunos, escolas inovam em cursos e capricham na divulgação

Lidiane Kober | 03/02/2014 18:40
A Escola Estadual Joaquim Murtinho aproveitou a boa localização para fazer sua propaganda (Foto: Simão Nogueira)
A Escola Estadual Joaquim Murtinho aproveitou a boa localização para fazer sua propaganda (Foto: Simão Nogueira)

A dois dias do início do ano letivo, escolas da rede estadual de ensino abusam na criatividade e fazem de tudo para vencer o jogo contra a evasão escolar. Até faixas na frente dos colégios são expostas para divulgar cursos e atrair alunos.

Na região central de Campo Grande, a Escola Estadual Joaquim Murtinho aproveitou a boa localização para fazer sua propaganda. A instituição de ensino usa cursos preparatórios para o ensino superior e profissionalizantes a fim de incentivar o retorno à sala de aula. As ofertas estão estampadas na frente da escola em faixa bem visível.

“No ano passado, a Secretaria Estadual de Educação e o Ministério Público lançaram um desafio para reduzir o grande número de jovens evadidos das escolas. Nessa luta, decidimos chamar a atenção para os cursos como estratégia no sentido de atrair os alunos”, comentou o diretor da Escola Joaquim Murtinho, professor Lucílio Souza Nobre.

No colégio, é possível fazer curso pré-vestibular, profissionalizante, de espanhol e até de libras. “Aproveitamos a boa localização da escola e o espaço físico a fim de atrair a comunidade para dentro da instituição de ensino”, completou o diretor.

Com o mesmo propósito, a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, na região central da Capital, também expôs faixa e até bilhetinho envia pelos alunos para divulgar a oferta do Eja (Educação de Jovens e Adultos). “Cada vez mais, o ensino é peça fundamental para ganhar espaço no mercado de trabalho”, destacou o diretor Adão Alves Monteiro.

No total, a secretaria de Educação desenvolve 34 projetos nas 362 escolas da rede para atrair e segurar os alunos. São cursos nas diversas áreas de conhecimento, como esporte, música, cultura, política, profissionalizantes e preparatórios para o ensino superior.

Matrículas – Até esta segunda-feira (3), a rede de matrículas recebeu mais de 225 mil inscrições e não há mais vagas no período da manhã. Restam cerca de 8 mil vagas à noite e à tarde. Em algumas escolas estaduais, como a São José (no Bairro São Francisco) e a Severino Ramos de Queiroz (na Vila Célia), as vagas acabaram em todos os turnos.

Já os colégios Lúcia Martins Coelho, a Joaquim Murtinho e Hercules Maymone ainda recebem matrículas para os períodos noturno e vespertino. “O nosso vespertino está quase completo”, alertou o diretor da Escola Lúcia Martins Coelho. As aulas começam nesta quarta-feira (5).

Nos siga no Google Notícias