ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa

Profissionais fizeram cortejo pela Av. Duque de Caxias até a Praça do Papa, onde foram receberam bênçãos

Por Mylena Fraiha e Raíssa Rojas | 27/07/2025 11:38
Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Caminhões estacionados na Praça do Papa, na Vila Sobrinho, após a carreata pela Avenida Duque de Caxias em homenagem a São Cristóvão (Foto: Juliano Almeida).

Para homenagear São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e caminhoneiros, cerca de 200 profissionais do volante participaram de uma carreata na manhã deste domingo (27), em Campo Grande. Um cortejo percorreu a Avenida Duque de Caxias e seguiu até a Praça do Papa, na Vila Sobrinho, onde foi realizada uma missa de bênção, com a presença de familiares dos motoristas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cerca de 200 motoristas participaram de carreata e missa em homenagem a São Cristóvão, em Campo Grande, neste domingo (27). O evento, que percorreu a Avenida Duque de Caxias até a Praça do Papa, celebrou o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. A iniciativa, retomada após sete anos, foi organizada pelo caminhoneiro Fernando Hannusch, com apoio do grupo CLN (Conexão Loucas Noites). A homenagem contou com a presença de familiares, bênçãos do padre Reginaldo Padilha, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e a participação de motoristas de cidades vizinhas, como Sidrolândia. A carreata, realizada no domingo para facilitar a participação dos caminhoneiros, foi financiada por meio de rifas e vaquinhas, devido à falta de apoio do poder público. Os organizadores esperam que o evento cresça nos próximos anos.

Apesar de o dia oficial de São Cristóvão ser 25 de julho, a homenagem foi realizada neste domingo para facilitar a participação dos caminhoneiros, muitos deles na estrada durante a semana.

Esta foi a terceira edição da carreata, que havia sido interrompida há sete anos e voltou a ser organizada pelo caminhoneiro Fernando Hannusch, de 35 anos, mais conhecido como Babu. Caminhoneiro há 13 anos, ele integra o grupo CLN (Conexão Loucas Noites), responsável por mobilizar outros trabalhadores da categoria para o evento.

“Hoje tiramos um dia para prestar essa homenagem a ele, que nos protege nas estradas, dos perigos da vida. É uma tradição que tinha parado, mas resolvemos retomar. É muito burocrático fazer isso, o poder público não ajuda, é tudo com recursos próprios. Precisamos fazer rifas e vaquinhas para levantar os recursos", contou Babu.

Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Fernando diz que esta foi a terceira edição da carreata (Foto: Juliano Almeida).

Além do CLN, outros grupos de caminhoneiros também participaram da mobilização. No local, famílias se reuniram para almoçar e seguiram ao longo da tarde com atividades de lazer. Os grupos alugaram tendas, montaram palco e contaram com caixas de som para o momento das bênçãos.

A celebração religiosa foi conduzida pelo padre Reginaldo Padilha, pároco do do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que participou pela primeira vez da homenagem e destacou o valor espiritual da data.

Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Padre Reginaldo Padilha reza e abençoa caminhoneiros presentes na Praça do Papa (Foto: Juliano Almeida).

“São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas. O trânsito ceifa muitas vidas, e parar um pouco no domingo para rezar e pedir proteção é muito importante. Ele carregava as pessoas nos ombros para atravessar um rio e, em uma dessas vezes, levava o próprio Jesus. Por isso, representa todos que estão em movimento, trabalhando nas estradas”, explicou o padre.

Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Juliano explica que é a primeira vez que participa de uma carreata para São Cristóvão (Foto: Juliano Almeida).

Além dos veteranos, muitos caminhoneiros participaram pela primeira vez, como Juliano Lacerda, de 37 anos. Ex-motorista de coletivo, ele agora trabalha por conta própria e viu na carreata uma oportunidade de renovar a fé e celebrar a profissão.

"Fiquei sabendo do evento pelos meus colegas. Creio em São Cristóvão e tô achando o evento muito bom. Esse é o primeiro de vários que quero participar. Acho que as pessoas deveriam ajudar e participar mais, mas de pouquinho em pouquinho vamos conseguindo", disse Juliano.

Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Mayhcon explica que percorreu 71 km de Sidrolândia até Campo Grande para participar da carreata (Foto: Juliano Almeida).

A carreata também atraiu pessoas de municípios próximos à Capital, como é o caso de Mayhcon Souza, de 23 anos, que percorreu 71 km de Sidrolândia até Campo Grande com a esposa e um amigo. "O evento é muito bom para reunir os caminhoneiros. Sou católico e creio em São Cristóvão. Vim para curtir o dia e pedir proteção nas estradas", contou.

Confira a galeria de imagens:

  • Foto: Juliano Almeida.
  • Foto: Juliano Almeida.
  • Foto: Juliano Almeida.
  • Foto: Juliano Almeida.
  • Foto: Juliano Almeida.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.