ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para resistir, transporte escolar negocia desconto ou reembolso

Setor estima encerramento de mais de 30% dos contratos com a suspensão das aulas presenciais

Tainá Jara e Izabela Sanches | 08/05/2020 14:12
Transporte escolar foi diretamente afetado por suspensão das aulas presenciais (Foto: Guilherme Correia)
Transporte escolar foi diretamente afetado por suspensão das aulas presenciais (Foto: Guilherme Correia)

Além da mensalidade das escolas particulares, a suspensão das aulas presenciais depois da pandemia de covid-19 também provoca crise no setor de transporte escolar e problemas entre as famílias que pagaram ou ainda pagam por um serviço paralisado. Diante da possibilidade de falência, os empresários do setor negociam concessão de desconto de 50% e até reembolso de parte do valor já pago.

O presidente do Sintems (Sindicato dos Transportadores Escolares de Mato Grosso Sul), Rodrigo Aranda Armoa, prevê rompimento de mais de 30% dos contratos. “Tem condutor que vai perder 70% dos clientes. Tem condutor que nem vai mais retornar”. Segundo ele, alguns já trocaram as vans por veículos de passeio para pode trabalhar como motoristas de aplicativo e garantir a renda da família.

Para os que persistem no setor e temem ações judiciais, é negociado facilidades para manter os clientes e evitar a quebra de algumas empresas. Na quarta-feira, uma família denunciou, por Whatsapp, à Defensoria Pública do Estado, o pagamento do serviço mesmo sem utilização do mesmo. Agora, o Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor negocia com os empresários e o MPE (Ministério Público Estadual) desconto de 50% no valor cobrado.

Conforme o defensor Homero Lupo Medeiros, depois que a denúncia chegou pelo serviço de atendimento remoto da Defensoria, ele contou ter pedido reunião com o sindicato das empresas de transporte escolar de Campo Grande, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (8).

A reunião começou por vídeo e depois de um problema na transmissão, o defensor, o presidente do sindicato e o diretor foram até a unidade da defensoria no centro. Medeiros explica que “o sindicato se mostrou sensível” e que a organização representa 46 empresas.

“Eles querem uma segunda reunião presencial para chegar a um acordo”, explicou Homero. “O transporte está parado e por isso a gente quer, no mínimo, desconto de 50%”, disse.

Sem custo - A defensoria entende que diferente da mensalidade das escolas particulares, o serviço de transporte está totalmente suspenso e dessa forma, sem custos como combustível e manutenção das vans, por exemplo. Além disso, decreto municipal regulamenta uso dos veículos para outros serviços durante a paralisação das escolas, para que as empresas não sofram quebra generalizada.

Apesar disso, pontua Homero, não é possível atender apenas as famílias que consomem o serviço com quebra do contrato. O defensor entende que o equilíbrio da relação de consumo deve contemplar o cenário da crise como um todo.

O que explica é que se os contratos são rompidos e as empresas fecham, quando as atividades voltam ao normal as poucas empresas existentes aproveitam a procura intensa para aumentar o preço. No final, quem vai sair prejudicado é o consumidor, diz ele.

Representante da categoria, Rodrigo lembra que os empresários dependem do pagamento das negociações com os pais para sobreviver a pandemia. "Sem a empatia dos pais, não teremos alternativas para continuar quando normalizar. Somos autorizados pelo prefeito [a fazer outros serviços], mas todas as empresas estão passando por crise e demitindo funcionário", lembrou.

Segundo ele, em muitos estados a categoria conseguiu junto ao governo estadual auxílio por quatro meses no valor de um salário mínimo. Aqui o setor, não conseguiu respaldo neste sentido.

Denúncia - A família que denunciou a cobrança à defensoria utilizava o serviço para uma criança que frequentava escola da educação infantil e já pagou pelo serviço.

A modalidade de contrato com as empresas é de 12 meses, para todo o ano letivo, mas há contratos em que os pagamentos já foram realizados de uma só vez, para obter desconto, e há casos em que os pagamentos são feitos de forma parcelada e mensal, por boletos.

Conforme explicou o defensor, é preciso ter desconto de 50% no valor e encontrar uma forma de compensar os meses já pagos de forma integral por um serviço paralisado, caso de março e abril, até agora. Além disso, ainda há o problema de quem já pagou o valor total.

“Poderia diluir o valor ou conceder uma prorrogação do contrato gratuitamente”, citou, como uma das soluções abordadas durante a primeira reunião, que seria, na prática, que as empresas realizassem o transporte de graça por dois meses quando o serviço retornar, por exemplo. “Ou o reembolso”, explica.

A defensoria pediu ao presidente do sindicato o total de empresas filiadas e o número total de contratos fechados com cada uma delas e nova reunião está marcada para próxima terça-feira.

Em Campo Grande, 211 veículos são autorizados a operar como transporte escolar, sendo 8 oficiais, 1 particular e 202 de aluguel, em 46 empresas.


Nos siga no Google Notícias