A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

22/09/2012 20:18

Para todas as idades, Ary Coelho é reaberta e resgata a fonte luminosa

Paula Vitorino
Queima de fogos marcou a reinauguração da Praça Ary Coelho, que foi totalmente revitalizada (Foto: Minamar Junior)Queima de fogos marcou a reinauguração da Praça Ary Coelho, que foi totalmente revitalizada (Foto: Minamar Junior)

À espera da reabertura da Praça Ary Coelho, as crianças estavam ansiosas para aproveitar logo o parquinho novo e os pais, avós curtindo a nostalgia de ver o local de encontro da sua juventude revitalizado.

“Eu estava aqui quando tinha 6 anos de idade e a Praça recebeu esse nome e inaugurou a fonte luminosa. Agora, 60 anos depois, vim ver a reinauguração”, conta o aposentado Antônio Castro Cabral, de 66 anos.

A Praça recebeu o nome de Ary Coelho, homenagem ao ex-prefeito, em 1954. Hoje, início da Primavera de 2012, o espaço foi reaberto em solenidade com o prefeito Nelson Trad Filho.

“A gente quis com essa revitalização resgatar um pouco da história de Campo Grande. Fizemos muitas obras na Capital, mas essa é o mimo que faltava”, afirmou Trad.

Olhando os detalhes da reforma, Maria Olga Mandetta, de 75 anos, afirma que “está tudo como era antes, cada detalhe, mas o que muda agora é a tecnologia”.

Ela se refere ao chafariz com fonte d’água luminosa, maior atração e destaque da reforma, que retoma as cores e a música que tinha na sua inauguração, mas agora com o diferencial da tecnologia.

O sistema de iluminação e sonorização é internacional, com funcionamento eletrônico, 120 lâmpadas de led. Ela irá funcionar automaticamente no ritmo de sons.

Para a avó Lucia Mesquita, de 63 anos, “tudo ficou muito bonito”. Já para sua neta, Maite, de 9 anos, a fonte merece uma rápida admirada, mas a atenção maior é para o parquinho. “Agora dá para brincar”, diz puxando a avó em direção ao local.

Poucos minutos após a abertura da Praça para o público o parquinho e a academia ao ar livre já estavam lotadas. Ao invés da areia, os brinquedos do parquinho estão colocados em cima de piso de borracha. Aparelhos especiais para portadores de deficiência física foram instalados na academia e no parquinho.

Público pôde apreciar o show com várias cores dos fogos de artifício e da fonte luminosa (Foto: Minamar Junior)Público pôde apreciar o show com várias cores dos fogos de artifício e da fonte luminosa (Foto: Minamar Junior)

Cultura - A reinauguração de hoje também fez a Praça retomar o status de palco de apresentações culturais. Poesia e música foram atração para o público. O tradicional coreto recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, 9 pontos de iluminação, grama nas laterais e até um jardim de azaléias.

O ex-prefeito da Capital Juvêncio Cesar da Fonseca, de 77 anos, lembrou que o espaço tem papel histórico e já foi palco até de discurso do ex-presidente Getúlio Vargas.

A garantia de que a Praça seja um ponto de encontro para todas as idades ganhou reforço com a reforma das tradicionais mesas para a terceira idade jogar damas e xadrez, e espaços preparados especialmente para os internautas utilizarem a rede gratuita de internet do local.

O verde da Praça continua garantido com as espécies também históricas de árvores do local e toque de paisagismo com novas e coloridas espécies de plantas.

Segurança - No visual, uma das principais mudanças é ainda uma questão de segurança: a grade ao redor da Praça.

“Vimos em grandes cidades que as praças de grande circulação precisam ter horário para abrir e fechar para evitar a depredação”, explicou o prefeito.

O espaço será aberto todos os dias às 5h e fechado às 22h. “Infelizmente algumas pessoas não respeitam e precisou colocar grades. Espero que agora ajudem a preservar. É um presente para o nosso lazer”, diz Raquel da Silva, de 29 anos.

Como parte da segurança e conforto para os usuários, os banheiros – masculino e feminino – também foram reformados e terão o acesso controlado por meio de catracas.

Segundo o secretário de Obras de município, João de Marco, a obra demorou cerca de 1 ano para ser concluída e teve investimento de R$ 4,5 milhões.

A conservação do espaço será feita por parceria firmada hoje entre empresas privadas.



Não esta fazendo mais que a obrigação. Com o valor cobrado do IPTU, IPVA, ÁGUA, ENERGIA e VALE TRANSPORTE tem que ser uma cidade muito bonita mesmo. Mas prefiria que fosse a cidade mais SAÚDAVEL, EDUCADA e SEGURA ... AFF como tem gente leiga achando que eles estão fazendo muito ... "Só estão fazendo a obrigação repito"!
 
Marcelo Rodrigues dos Santos em 24/09/2012 10:58:32
Bem, agora que o Sr. prefeito terminou esse compromisso de tamanha prioridade, pode agora voltar sua atenção para assuntos "menos importantes" como a FALTA DE REMÉDIOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE NA FARMACIA POPULAR. REMÉDIOS QUE A POPULAÇÃO NECESSITA!
 
Fabiano Silva em 24/09/2012 10:38:00
A praça está linda, contará com guarda municipais para combater o vandalismo, ótimo! Porém, como a praça tem muitos terminais de transporte coletivo, há um fluxo grande de pessoas, estas que sujam a nossa praça, com bitucas de cigarro, "pazinhas" de sorvete, papéis, plásticos, etc. Campo Grande é uma cidade suja porque os seus cidadãos são relaxados!
 
Érico Correa Lopes em 24/09/2012 09:19:51
É impressionante como existem pessoas pessimistas neste Mundo!! Só sabem criticar o que é feito, criticar o que está sendo feito e criticar o que nem ainda está sendo feito!!
Como Campograndense, nascido e criado nesta capital linda, me orgulho de ver como ela evoluiu nestes últimos anos. Se não estão satisfeitos com a boa intenção de melhorar a qualidade de vida do cidadão, que se mudem!
 
Priscilla Moura em 24/09/2012 08:49:14
É REALMENTE!! NÃO É COM PRAÇA BONITA, QUE VAI SE RESOLVER A QUESTÃO SOCIAL (MORADORES DE RUA, ETC...)
 
ANTONIO MARTINS em 24/09/2012 08:16:11
Parabéns Nelsinho e Andre, nossa capital nunca cresceu tanto e nem foi tão bela quanto agora! Estou com vocês. O apoio é da maioria, ainda bem. Continuemos crescendo, rumo ao progresso cada vez mais.
 
Ivanilde Alves em 24/09/2012 08:13:00
Não vejo tantos problemas com as grades mas sem policiamento de nada elas servirão.
Realmente em Curitiba não tem grades mas "pisou na grama" (onde é proibido) tem um guarda para lhe repreender.
No Rio e SP tem muita praça com grade dominada pelos marginais.
TEM-Q-T POLICIA!!! Não há como fazer de outra forma.
 
Hamilton Moraes em 24/09/2012 07:48:43
Eu gostei muito!!!! realmente ficou muito boa...Parabens a Prefeitura mais uma vez!
 
Louise Gomes em 24/09/2012 07:28:44
Muito dinheiro para pouca coisa mudada!!!!
 
juçara rosa de oliveira em 23/09/2012 11:21:07
PARABÉNS. PREFEITO NELSINHO.......POR TODAS MEDIDAS TOMADAS A FAVOR DA PRESERVAÇÃO .....EXEMPLO GRADES,HORA PRA ABRIR,PARA FECHAR, COM ISSO AFASTANDO OS VANDALOS E DESOCUPADOS .............CRITICAS ACIMA IGNORE. SE FAZ E PORQUE FAZ, SE NÃO FAZ................ENTÃO ESQUEÇA ................
 
FELICIANO MARCOS DE BRITO em 23/09/2012 10:35:11
Alguém mencionou sobre a praça ser fechada,com grades,mas como não ser?Já tivemos uma praça sem grades e vimos como ficou.Com um gasto enorme na reforma só fechando,quem sabe assim será preservada das açôes de vândalosParabéns a todos que estão envolvidos nesta reforma.,desde ao mais humilde trabalhador até chegarmos no idealizador do projeto,Prefeito Nelsinho Trad.
 
elisabeth augusto em 23/09/2012 10:31:51
BOM DIA LEITORES, MAS O QUE MUDOU REALMENTE COLOCOU-SE AS GRADES E ISSO? POPULAÇÃO ABRAM OS OLHOS GASTARAM MUITO MAS A IDEIA ERA MUDAR, MUDOU O QUE?
ESTAMOS DE OLHOS VENDADOS!!! NOSSO RICO DINHEIRO ONDE FOI? ALGUEM PODE ME RESPONDER? A PRAÇA MASCARADA... OBRIGADA VERA LUCIA.
 
VERA LUCIA GOMES em 23/09/2012 10:10:00
Parabéns, mas tem que ter policiamento direto!!... Hoje pela manhã tinha um "bando de inteligentes" subindo nos monumentos para tirar fotos, e óntem a noite na praça do Rádio outro grupo estavam dependurados nos cipós das árvores centenárias "tombadas pelo patrimônio" dando uma de macacos.
Sem educação e policiamento logo logo estará tudo depredado.
 
Paulo Barros em 23/09/2012 09:18:04
Obrigado prefeito, a praça ficou muito boa, espero que agora o povo saiba cuidar dela tb, varias praças pelo pais são Paulo, Rio De Janeiro são cercadas por grades, isso ajuda na manutenção e afasta os moradores de rua e os vandalos. Ficou ótimo.
 
christian nantes em 23/09/2012 08:01:04
A praça ficou linda, parabéns ao prefeito, mas continuo com a mesma opinião em relação aos gastos....R$ 4,5 milhões é muito dinheiro.... A maior parte deve ter sido gasta com a mão de obra de 1 ano dos trabalhadores... Se a obra fosse mais ágil o gasto seria menor...Quero ver quanto vão dizer que gastaram na Julio de Castilho que também vai fazer 1 ano de reforma em breve...
 
Helen Rangel em 23/09/2012 07:16:06
Aquelas grades colocaram tudo a perder,são ridiculas e sem sentido,uma praça cercada não tem graça e da mau estar,sensação de prisão.
 
Antonio alves em 23/09/2012 06:47:58
Obrigado prefeito por mais esta obra lindissima, só fala que vc não faz aqueles que não quer enxergar, vc e o André são mesmo pessoas que se preocupa com a nossa capita e mostra serviço, depois que vcs entraran campo Grande ficou com cara de uma Capital decente. Obrigado Nelsinho
 
júlia ramos em 23/09/2012 05:36:50
Esse negócio de grades para proteger de vândalos é balela. Como em Curitiba existem diversas praças e parques e não são cercados?? O que falta é cultura e educação,para esse povo que acha que só porque é algo público pode detonar...affffffff
 
Elisangela Muniz em 23/09/2012 04:33:06
Ja tem gente,falando mal de que a praça nao deveria ser cercada que dá um ar de prisão..mais a pessoa nao pensa que só assim que é as pessoas vam respeitar'' eu acho'' só assim mesmo pra alguma coisa parar limpa e preservada,as pessoas nao respeitam nada jogam lixo no chão quebram lixeiras,tem mais é que ser assim mesmo se nao,nao vai durar nem 1 ano.Parabéns,prefeito!!!
 
Luana castro em 23/09/2012 02:12:25
Parabens para Campo Grande, re-inauguramos a praça sem mudar o nome dela como fazemos constantemente com as ruas causando transtornos até para mundo com o advento do GPS.
 
Pedro Souza em 22/09/2012 11:11:22
Quero ver até quando essa beleza toda vai durar!
Logo logo os desocupados e moradores de rua, estarão ocupando a praça.
 
Luciano Silgueiros em 22/09/2012 10:47:02
Eu duvido daqui a seis meses esta desse jeito esta praça....