A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/09/2012 18:18

Quase pronta para reabrir dia 22, praça Ary Coelho tem "tudo novo"

Elverson Cardozo
Coreto recebeu pintura nova, rampas de acessibilidade, telhas japonesas e sistema de iluminação. (Fotos: Minamar Junior)Coreto recebeu pintura nova, rampas de acessibilidade, telhas japonesas e sistema de iluminação. (Fotos: Minamar Junior)
Área foi decorada com jardim de azaléias.Área foi decorada com jardim de azaléias.

O nome será o mesmo, mas o passeio e as sensações, sem dúvida, serão diferentes. Prestes a ser inaugurada, a “nova” Praça Ary Coelho, instalada no centro de Campo Grande, promete boas surpresas a visitantes e moradores.

Quem costuma passar pelo quadrilátero central onde ela está localizada tenta descobrir o que está sendo feito com o espaço mais antigo da cidade, inaugurado na década de 60.

Alguns bisbilhotam do alto dos prédios ou pelos buracos das grades pretas que já foram instaladas. Os mais impacientes pedem para entrar, mas a visitação é restrita, pelo menos por enquanto.

Em sua 16ª intervenção, a reforma da Ary Coelho mostra que as alterações, até agora, foram significativas.

Mudanças - Palco de protesto e apresentações culturais, o coreto recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, 9 pontos de iluminação, grama nas laterais e até um jardim de azaléias.

Embaixo, os banheiros – masculino e feminino – estão em fase de finalização. Os azulejos e os pisos já foram instalados. São quatro repartições, sendo uma, em ambos, destinado aos portadores de necessidades especiais. Em cada entrada haverá uma catraca. O mecanismo já foi instalado.

Chafariz receberá sistema de iluminação sincronizada à sonorização. Chafariz receberá sistema de iluminação sincronizada à sonorização.

Do lado de fora do coreto predominam as cores cinza e amarelo. A textura, projetada, foi aplicada com pistola, utilizando a mesma massa do grafiato.

Ao lado, na área de descanso, surpresa para os idosos que costuma passar o tempo no local. A “praça” de jogos recebeu 7 novas mesas com tabuleiros embutidos. Todas elas em mármore.

O mesmo acabamento é utilizado ao redor do chafariz, atrativo principal, mas com acréscimo de pedra miracema.

Ao redor da fonte foram construídos pelo menos 10 canteiros de flores. Além disso, há o prometido show de iluminação com sonorização sincronizada ao movimento das águas.

O playground destinado às crianças foi reformulado. Ao invés de areia, os brinquedos serão posicionados em cima de pisos de borracha, no vermelho e verde. A praça receberá ainda uma academia ao ar livre.

Área de internet.Área de internet.
Novo design deu um ar arrojado ao espaço.Novo design deu um ar arrojado ao espaço.

Segundo o encarregado de obras, Emerson de Oliveira Andrade, de 37 anos, foram instalados, em toda área, 60 postes de iluminação, isso sem falar nos equipamentos que ficam no chão, ao redor de árvores ou próximo às estruturas. A ideia é iluminar toda a praça, destacar a obra e garantir um novo aspecto à cidade.

Em todo o terreno foram construídos 9 bancos de concretos, três deles estão na “área de internet”, explica o encarregado. O espaço teve a arquitetura modificada e recebeu um design moderno, arrojado, na mesma estrutura das grades externas, que comportam 6 entradas, sendo uma de serviço.

Paisagismo - A reforma vai garantir à praça o que todos esperam: cara nova. A paisagista responsável pelas intervenções, Eliane de Oliveira, de 42 anos, explicou que os trabalhos estão na fase final.

Nova Ary Coelho abre os portões no dia 22 de setembro."Nova" Ary Coelho abre os portões no dia 22 de setembro.

O terreno receberá apenas vegetação perene, resistentes às altas temperaturas. As partes mais ensolaradas serão destinadas à beleza das flores.

Entre as espécies estão a iris germânica, hemerocallis, alpinia, azaléia, erika, moréia, cambará branco, amarelo e vermelho. Na vegetação devem predominar as espécies dionelis, grama amendoim e as palmeiras fênix e liríope.

Quem vê de fora, comenta os avanços da obra. Para a estudante Ravini de Paiva, de 17 anos, a reforma da praça vai dar destaque o centro e garantir mais uma atração pública os campo-grandenses.

A vendedora autônoma Elaine Gomes, de 48 anos, concorda. “Isso aqui não tinha mais condições de continuar, parecia praça abandonada”, disse.

Segundo a prefeitura, a reinauguração da Praça Ary Coelho, em decorrência de sua 16ª reforma, será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 18h.



Toda Babilônia tem seu jardim.
Curiosamente tendo inauguração na véspera da eleição.
 
Israel Rabin Neufeld em 21/09/2012 02:10:23
Essas pessoas nunca estão satisfeito com nada, vevem reclamando, como pode ser assim povo mal amado viu. Por isso nuca vai pra frente esse nosso Brasil. Vão carpir então. Ignorantes e hipócritas. POde até não ter mudado quase nada a praça, mas estã muito melhor que antes.
 
Thaynara de Cássia em 17/09/2012 08:43:59
Cercar uma praça é mudar o problema de lugar. E não é apenas vandalismo que destrói o patrimônio público, é a falta de cuidado também. Não adianta nada investir milhões em revitalização e depois largar lá. Toda vez é a mesma história: reformam, todo mundo acha lindo e alguns meses depois o chafariz para de ser ligado, a grama para de ser regada e diminui a fiscalização. Aí a culpa é dos vândalos.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 16/09/2012 12:24:51
Aos que estão achando que parece um cemitério realmente é esta a inspiração. Um reportagem na TV já abordou o tema, e explicou que nessa praça funcionou um dos primeiros cemitérios de Campo Grande, daí a ideia de fazer esses portais. Acho bom cercar, uma praça no meu bairro vivia cheia de marginais, depois que reformaram e cercaram frequentam mais jovens e famílias e a manutenção está em dia.
 
Erik Siqueira em 16/09/2012 10:58:54
Oswaldo Benites se informe melhor, quem deve cuidar e fazer a segurança dessa praça e de todo estabelecimento público em cidades com mais de 100 mil hab. é guarda municipal o que com certeza será feito acredito.
 
Roberto Ajala em 16/09/2012 10:56:35
Como já foi dito, por que ao invés de cercar a praça, não colocam um posto policial permanente lá, o dinheiro gasto com as grades daria pra fazer isto não acha senhor prefeito?
 
Oswaldo Benites em 16/09/2012 09:16:46
apos a praca ter passado por reforma depois e 1994 oq adiantou se nao fizeram manutencao do chafariz, gramado e limpeza ela acaba ficando degradada ,, por que a prefeitura nao faz feira especiais la igual fazem em curitiba na praca ozorio no parana tem a feira do pinhao, feira d inverno.
 
Ricardo Damasceno Gomes em 16/09/2012 03:46:27
olha oque adianta fazerem uma reforma grande, investir muito se o problema oq falta e a manutencao , em curitiba pr , a praca ozorio e muito mais antiga o chafariz sao anjos antigos e o pastilhado e antigo mais a manutencao funciona e vc ve q la e antigo mais da um ar d modernidade e a preservacao e contiua e a manutencao tb, quando cheguei em campo grande 1994 a praca ary coelho passou reforma
 
Ricardo Damasceno Gomes em 16/09/2012 03:44:58
feio sra. REGINA ALVES era como estava! "boa parte" dos campo-grandense nunca estão satisfeito com nada e também não contribuem em nada pra manter as obras bem conservada. grande exemplo disso é a orla morena que estar lá toda depredada restando então a unica coisa a se fazer é o que foi feito na ary coelho cerca ela por inteiro. por tanto ela ñ serra aberta 24h sra.SONIA MARIA devido o vandalismo
 
Daniel vidal em 15/09/2012 10:33:20
Parabéns Prefeito a praça esta linda.E ainda nem vimos a fonte, mais é mesmo assim..." Existem pessoas que se uma pomba branca pousar em sua janela, ela mata achando que é um morcego albino."
 
Fernando Rodrigues em 15/09/2012 10:32:38
Parabens aos organizadores!Nossa praça precisava dessa reforma...alías Campo Grande está cada vez mais linda!!!Apezar de ter pessoas que dizem que Campo Grande não mudou, eu tenho orgulho de morar aqui e presenciar essas tranformações que só trazem benefício a população.
 
Ana Beatriz em 15/09/2012 10:30:04
Ficou muito bonita a obra tomara que não fique abandonada depois de alguns meses e que esse dinheiro não seje jogado fora.
 
Vanessa ferreira em 15/09/2012 09:30:42
Tenho certeza que além de linda a nossa praça ary coelho, não servirá mais de esconderijo para o craquentos furamem seus cachimbos e assaltar a região, nosso centro com certeza merecia essa reforma, estou muito curiosa para ver a fonte de água que será revitalizada, com certeza dará outra visão na praça..parabens a Prefeitura e seus parceiros.
 
Louise Gomes em 15/09/2012 09:22:59
Moderna e arrojada, mulher falou que parece com cemitério kkkkk que burra as praças são cercadas para que não acha vandalismo em são paulo quase todas as prças são assim cercadas parabéns administração pela reforma da praça e oas que só reclamam vão chupar cupim vai.........
 
ANDERSON FREITAS em 15/09/2012 09:10:53
Só espero que a entrega da praça, não feche os nossos olhos para a situação doasfalta nas Avenidas Bandeiras e Bandeirantes...
A propósito??? Quanto custro esta reforma???!!!!

Preço justo? ou aquela velha história
 
NelsonEsteves Póvoa Jr em 15/09/2012 08:48:57
De velho ai, só o desvio de dinheiro público.
 
Arthur Nobre em 15/09/2012 08:19:58
Essa praça tem muita estória para contar, fez parte da minha infância, adolecência enfim........... fico maravilhada com a reforma.
Precisava mesmo que bom que atentaram os olhos para um patrimônio tão belo.
 
Claudia Silva em 15/09/2012 08:01:59
Pena que demorou tanto para ficar pronta por incrível que pareça bem no meio da disputa eleitoral , mas ficou muito bonita e o mais importante agora é a preservação dela .....
 
Julio Cezar Barbosa Cordeiro em 15/09/2012 03:26:52
Pelas fotos ja da para perceber que a Praça Ary Coelho vai ficar muito bonita, principalmente como um cartão postal de nossa Cidade Morena, Agora o que não vai poder faltar é a fiscalização da GUARDA MUNICIPAL, pois se não tiver esse cuidado, com certeza logo logo teremos mais um local cheio de problemas , como ela se tornou ao longo de todos esses anos antes de mais uma reforma. É ISSO!
 
Shirley Silveira em 14/09/2012 09:50:04
Para mim esta praça ficou muito parecida com a entrada de um CEMITÉRIO. Que mau gosto incrível estas grades ao redor da praça.
 
reginaldo alves em 14/09/2012 07:49:17
Esta obra deveria ter sido executada em no máximo 90 dias,mas pelo visto a mesma esta muito bonita e deve ter custado uns r$ 500.000,00 quinhentos mil reais ( pois tenho parente que é construtor) bem aplicados onde parabenizo o prefeito por esta revitalização, pena que demorou muito a conclusão, também sempre que passo por lá ví umas 4 pessoas trabalhando. Que fique aberta ao público 24hs.
 
sonia maria em 14/09/2012 07:42:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions