ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Quase pronta para reabrir dia 22, praça Ary Coelho tem "tudo novo"

Elverson Cardozo | 14/09/2012 18:18
Coreto recebeu pintura nova, rampas de acessibilidade, telhas japonesas e sistema de iluminação. (Fotos: Minamar Junior)
Coreto recebeu pintura nova, rampas de acessibilidade, telhas japonesas e sistema de iluminação. (Fotos: Minamar Junior)
Área foi decorada com jardim de azaléias.
Área foi decorada com jardim de azaléias.

O nome será o mesmo, mas o passeio e as sensações, sem dúvida, serão diferentes. Prestes a ser inaugurada, a “nova” Praça Ary Coelho, instalada no centro de Campo Grande, promete boas surpresas a visitantes e moradores.

Quem costuma passar pelo quadrilátero central onde ela está localizada tenta descobrir o que está sendo feito com o espaço mais antigo da cidade, inaugurado na década de 60.

Alguns bisbilhotam do alto dos prédios ou pelos buracos das grades pretas que já foram instaladas. Os mais impacientes pedem para entrar, mas a visitação é restrita, pelo menos por enquanto.

Em sua 16ª intervenção, a reforma da Ary Coelho mostra que as alterações, até agora, foram significativas.

Mudanças - Palco de protesto e apresentações culturais, o coreto recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, 9 pontos de iluminação, grama nas laterais e até um jardim de azaléias.

Embaixo, os banheiros – masculino e feminino – estão em fase de finalização. Os azulejos e os pisos já foram instalados. São quatro repartições, sendo uma, em ambos, destinado aos portadores de necessidades especiais. Em cada entrada haverá uma catraca. O mecanismo já foi instalado.

Chafariz receberá sistema de iluminação sincronizada à sonorização.
Chafariz receberá sistema de iluminação sincronizada à sonorização.

Do lado de fora do coreto predominam as cores cinza e amarelo. A textura, projetada, foi aplicada com pistola, utilizando a mesma massa do grafiato.

Ao lado, na área de descanso, surpresa para os idosos que costuma passar o tempo no local. A “praça” de jogos recebeu 7 novas mesas com tabuleiros embutidos. Todas elas em mármore.

O mesmo acabamento é utilizado ao redor do chafariz, atrativo principal, mas com acréscimo de pedra miracema.

Ao redor da fonte foram construídos pelo menos 10 canteiros de flores. Além disso, há o prometido show de iluminação com sonorização sincronizada ao movimento das águas.

O playground destinado às crianças foi reformulado. Ao invés de areia, os brinquedos serão posicionados em cima de pisos de borracha, no vermelho e verde. A praça receberá ainda uma academia ao ar livre.

Área de internet.
Área de internet.
Novo design deu um ar arrojado ao espaço.
Novo design deu um ar arrojado ao espaço.

Segundo o encarregado de obras, Emerson de Oliveira Andrade, de 37 anos, foram instalados, em toda área, 60 postes de iluminação, isso sem falar nos equipamentos que ficam no chão, ao redor de árvores ou próximo às estruturas. A ideia é iluminar toda a praça, destacar a obra e garantir um novo aspecto à cidade.

Em todo o terreno foram construídos 9 bancos de concretos, três deles estão na “área de internet”, explica o encarregado. O espaço teve a arquitetura modificada e recebeu um design moderno, arrojado, na mesma estrutura das grades externas, que comportam 6 entradas, sendo uma de serviço.

Paisagismo - A reforma vai garantir à praça o que todos esperam: cara nova. A paisagista responsável pelas intervenções, Eliane de Oliveira, de 42 anos, explicou que os trabalhos estão na fase final.

"Nova" Ary Coelho abre os portões no dia 22 de setembro.
"Nova" Ary Coelho abre os portões no dia 22 de setembro.

O terreno receberá apenas vegetação perene, resistentes às altas temperaturas. As partes mais ensolaradas serão destinadas à beleza das flores.

Entre as espécies estão a iris germânica, hemerocallis, alpinia, azaléia, erika, moréia, cambará branco, amarelo e vermelho. Na vegetação devem predominar as espécies dionelis, grama amendoim e as palmeiras fênix e liríope.

Quem vê de fora, comenta os avanços da obra. Para a estudante Ravini de Paiva, de 17 anos, a reforma da praça vai dar destaque o centro e garantir mais uma atração pública os campo-grandenses.

A vendedora autônoma Elaine Gomes, de 48 anos, concorda. “Isso aqui não tinha mais condições de continuar, parecia praça abandonada”, disse.

Segundo a prefeitura, a reinauguração da Praça Ary Coelho, em decorrência de sua 16ª reforma, será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 18h.

Nos siga no Google Notícias