A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/08/2011 12:07

Para vizinhos, saída de trailers do canteiro da Afonso Pena será alívio

Aline dos Santos

“Vou ter menos trabalho”, diz dono de banca de revistas

Aviso colocado perto de agência de viagens tenta inibir sujões. (Foto: Simão Nogueira)Aviso colocado perto de agência de viagens tenta inibir sujões. (Foto: Simão Nogueira)

A notícia da transferência do comércio de lanches do canteiro central da avenida Afonso Pena para o Horto Florestal foi recebida com alívio por comerciantes e moradores vizinhos aos trailers.

“Vou ter menos trabalho”, afirma Mário Ayabe, dono de uma banca de revistas localizada próximo a 13 de Maio. Todos os dias, religiosamente, ele chega às 5h40 e faz a limpeza.

Para livrar os clientes da visão das fezes e do fedor da urina, o comerciante traz desinfetante de casa e empresta a água de um banco. A banca funciona há 30 anos, sendo nos últimos 15 anos sob o comando de Mário.

Próximo a 14 de Julho, a proprietária de uma loja e uma agência de viagens chegou a colocar um cartaz com o seguinte aviso: “Aqui não é banheiro público! Tem um na praça”. Há 45 dias também foi instalado um alarme com sensor de presença, que aciona uma sirene e acende a luz.

“É insuportável. Deixam muita sujeira. Meu Deus do Céu, de sexta-feira para sábado é o caos”, enfatiza a agente de turismo Lourdes Paiva. Ela relata que a situação melhorou depois da instalação do alarme. “O pessoal do hotel aqui do lado reclama do barulho da sirene. Mas a proprietária conversou com eles, disse que não há o que fazer”, afirma Lourdes.

Precavida, ela já deixa vassoura e pá a postos. “Deixam sache de maionese, camisinha, fezes, cachimbo de droga”. Para ela, a conduta é estimulada pela “bebedeira”. Os trailers funcionam de madrugada, sendo pondo de passagem depois da balada.

Há 10 anos com uma banca de revistas instalada próximo ao edifício Dona Neta, Arivaldo Cabral avalia que a situação pior é quanto ao barulho. “Moram muitos idosos no edifício. Gente da 3ª, 4ª, 5ª idade. Pessoas com mais de 90 anos”, afirma.

Lourdes já se deparou com fezes, camisinha e cachimbo de droga ao chegar ao trabalho. (Foto: Simão Nogueira)Lourdes já se deparou com fezes, camisinha e cachimbo de droga ao chegar ao trabalho. (Foto: Simão Nogueira)

No Horto - Os 22 trailers espalhados pela avenida serão transferidos para um “lanchódromo”, que vai funcionar no cruzamento da rua Anhanduí com a Fernando Côrrea da Costa.

Além de ceder a área, a prefeitura vai oferecer infraestrutura como banheiro, ligação de esgoto e energia elétrica. Já os comerciantes devem sair da informalidade.

Por meio de parceria com o Sebrae, eles vão constituir empresa e recolher impostos. Nos moldes de programas já adotados na Feira Central e Camelódromo. A mudança conta com a aprovação da Amval (Associação Municipal dos Vendedores de Lanches).

O novo endereço dos dogueiros revoltou a associação de bicicross. Ontem, a terra da pista começou a ser retirada. Os atletas reclamam que não há outro local com a mesma dimensão para treinos e provas.



CARLOS, MORO SIM E OUTRA PERGUNTA: VOCÊ CONHECE A "CONVENIÊNCIA MUITO BEM FREQUENTADA E MOVIMENTADA"?
E A PRAÇA?
CLARO QUE CONHECE...
NEM PRECISARIA MORAR AQUI POR PERTO.
OS PROBLEMAS DESSA ÁREA DA REPORTAGEM VÃO CONTINUAR!
SUJEIRA VAI CONTINUAR, BARULHO TAMBÉM, TRÁFICO, ETC!
OU VOCÊ DISCORDA?
 
MARCELO GOMMES em 13/08/2011 01:48:53
Acho que o dono da banca, a comerciante e os moradores não vão ter menos trabalho, nem menos barulho não, e eles sabem disso.
Sabem que a sujeira, o barulho e etc são causados por vários fatores que não só aqueles imputados aos trailers.
Ali na região tem a praça e a conveniência do posto que aglomera muita gente, muito mais do que os trailers que eles se queixam.
E pelo visto só vão deixar de encontrar os sachês.
 
MARCELO GOMMES em 11/08/2011 12:58:35
Marcelo, só uma perguntinha básica: você reside nas proximas dos trailers da av. Afonso Pena ou em outro local qualquer que exista trailers?
 
Carlos José em 11/08/2011 10:28:58
o prefeito prometeu reformar a praça e colocar grades,para que fique aberta ao pulblico somente até o inicio da noite e colocar guarda para que ninguém entre ou pule as grades.já é alguma coisa.
 
antonio luis em 11/08/2011 08:54:18
SRA MARIA:
A ÚNICA COISA QUE VAI ACONTECER NA REGIÃO É A MIGRAÇÃO PARA A CONVENIÊNCIA, QUE ENCHE MUITO MAIS QUE QUALQUER TRAILER, E ONDE O MOVIMENTO DEVERIA SER DE COMPRA E NÃO DE CONSUMO!
A ESTÉTICA AGRADECE É CLARO, MAS OS "VISITANTES" DA PRAÇA CONTINUARAM NA REGIÃO!
OS PROBLEMAS SÃO DIFERENTES NOS PONTOS DA AFONSO PENA
NA 14 TEM A PRAÇA,
NA TREZE A PRAÇA E A CONVENIÊNCIA. ESPERO QUE SEUS PROBLEMAS SEJAM SOLUCIONADOS, PORQUE AQUI POR PERTO NÃO TENHO TANTA CERTEZA!
 
MARCELO GOMMES em 11/08/2011 06:09:50
Marcelo, aí que você se engana! sou moradora de um dos edifícios da Afonso Pena (mais acima deste que é citado na matéria), e posso te dizer com toda certeza que o barulho irá diminuir sim. No dia de folga que eles tem, que é um dia na semana, não temos problema algum pra dormir à noite. Basta eles se instalarem pra podermos constatar o quão inconvenientes são. Fora a estética, sim, pois é horrível uma cidade tão bela, com uma avenida linda, ficar abrigando esse tipo de comércio que mais parece uma feira. A Afonso Pena é o principal cartão postal de Campo Grande, por isso, merece ser mais limpa, visualmente e higienicamente, falando. Só tenho o que comemorar!!!
 
Maria Silveira em 11/08/2011 04:40:50
Parabéns a prefeitura por mais esta excelente iniciativa. Primeiro eram os camelos que atrapalhavam e muito a imagem da cidade e foi resolvido com a criação do camelódromo, agora esta retirada dos trailers da Afonso Pena. Problemas resolvidos sem deixar os trabalhadores na mão. Mas o melhor pra mim que nem moro perto da avenida central da cidade vai ser o fato de ver o transito fluir muito melhor com a retirada dos malditos estacionamentos do canteiro central. É um teste de paciência conseguir passar de carro todos os dias pela Afonso Pena entre as ruas Pedro Celestino e Calógeras. Parabéns prefeito.
 
jose antonio batista em 11/08/2011 04:16:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions