ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

"Parabéns, Brasil": alvo de operação coloca tornozeleira e sai revoltado

Em MS, além do monitoramento eletrônico, PF cumpriu mais dois mandados de busca e apreensão

Por Silvia Frias e Bruna Marques | 29/02/2024 08:55
Alvo de operação em Campo Grande saiu a pé, revoltado com ação (Foto: Marcos Maluf)
Alvo de operação em Campo Grande saiu a pé, revoltado com ação (Foto: Marcos Maluf)

Um dos alvos da Operação Lesa Pátria deixou há pouco a unidade mista de monitoramento virtual estadual, no Bairro Amambaí, em Campo Grande, onde colocou tornozeleira eletrônica, conforme determinação judicial.

Revoltado, saiu aos gritos:  “Cambada de ladrão! Parabéns, Brasil!”. O nome dele não foi divulgado. Na saída, a reportagem tentou entrevistá-lo, mas o homem não aceitou conversar, nem ao menos se identificar.

Esta foi a 25ª fase da operação, deflagrada em Mato Grosso do Sul, além do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.

Em MS, estão sendo cumpridos 2 mandados de busca e apreensão e um de monitoramento com tornozeleira eletrônica, alternativa à prisão.

A instalação do equipamento nesta manhã foi feita na unidade localizada na Rua Marechal Rondon, em Campo Grande. Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que a quantia dos danos causados ao patrimônio público possa chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

Homem recebeu tornozeleira eletrônica na unidade estadual, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Homem recebeu tornozeleira eletrônica na unidade estadual, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias