ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pessoas de 58 anos já podem se vacinar na Capital

Tão esperada, Prefeitura retoma a vacinação por faixa etária a partir desta sexta-feira

Paula Maciulevicius Brasil | 28/05/2021 11:19
Profissional preparando para aplicar dose de vacina contra a covid-19 na Capital. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Profissional preparando para aplicar dose de vacina contra a covid-19 na Capital. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

A notícia que estava todo mundo esperando saiu: a partir de hoje pessoas de 58 anos sem comorbidades já podem se vacinar. Depois que Mato Grosso do Sul conseguiu o aval para retornar a imunização por faixa etária, Campo Grande começa a vacinação nesta tarde.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) acabou de divulgar e os pontos de vacinação serão os drives do Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems, Guanandizão, Seleta e Unidades de Saúde, mas atenção com o horário.

Nas unidades e na Seleta, a vacinação será dada até 16h45. Já no Guanandizão e nos drives, a imunização segue até 20h.

Segundo regra da Secretaria de Estado de Saúde, 70% das doses devem ser destinadas à vacinação por faixa etária. O restante será usado para dar continuidade aos grupos especificados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

Confira abaixo os pontos:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante coletiva nesta manhã (28), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que a mudança com a faixa etária pode trazer benefícios a pessoas mais jovens e sem comorbidades, que têm sido cada vez mais vítimas da covid-19 em Mato Grosso do Sul.

“Município com população pequena, e que vacinou todos os grupos prioritários, poderão abrir de 59 a 50 anos. Municípios maiores poderão abrir a cada dia um ano de vida”, explicou.

O secretário disse ainda com isso o SUS (Sistema Único de Saúde) é democratizado. "Temos por premissa básica olhar as pessoas mais vulneráveis. Já cumprimos esse papel e vamos fazer com que desde o cidadão mais abastado quanto o mais humildade tenham tratamento equânime: vacinar por idade", enfatizou.

Ele também mencionou que isso dará maior tranquilidade aos secretários municipais do Estado.  “Recebemos 246 manifestações de grupos, justificando que deveriam ser prioritários. Agora a gente tira toda a pressão e imuniza por faixa etária”.

Demais públicos - Também seguem abertos os seguintes públicos: trabalhadores industriais, da construção civil, caminhoneiros, acima de 45 anos, e do transporte metroviário e ferroviário, transporte aéreo, aquaviário e trabalhadores portuários acima de 18.

O calendário prevê ainda aplicação da segunda dose da Astrazeneca para quem tomou a primeira até o dia 28 março.

Nos siga no Google Notícias