ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

PF deflagra operação e mira preso da Capital que lidera traficantes

Além de detento em Campo Grande, Operação Tabuleiro cumpre 47 mandados de prisão em MS e mais três estados

Dayene Paz | 20/04/2022 07:16
Policiais saíram logo cedo às ruas para cumprirem mandados. (Foto: Divulgação / PF)
Policiais saíram logo cedo às ruas para cumprirem mandados. (Foto: Divulgação / PF)

Um detento de presídio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que lidera uma quadrilha de Roraima, está na mira da Operação Tabuleiro, deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (20). Contra o tráfico de drogas e outros crimes da quadrilha, os policiais cumprem 82 mandados, sendo 47 de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão, em Mato Grosso do Sul e mais três estados brasileiros.

Conforme a PF, as investigações que levaram a ação de hoje tiveram início logo após a Operação Presente de Grego, no dia 31 de agosto de 2021, em Roraima. Na época, algumas lideranças e integrantes de postos estratégicos da quadrilha foram identificados e outros presos.

Depois, houve fim dessa força-tarefa de Intervenção Penitenciária no estado. Com isso, as apurações evidenciaram que a organização pretendia, novamente, se reestruturar. A expectativa era de conseguirem “retomar” o controle da maior unidade prisional de Roraima (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

Isso porque o inquérito policial aponta o descontentamento de lideranças nacionais do grupo com o que seria um “baixo rendimento” das ações criminosas no estado, prejudicadas com a ação policial na região.

Os suspeitos em Roraima foram incentivados a matar mais pessoas e vender mais drogas para, assim, comprar mais armas. Os integrantes eram lembrados, inclusive, que nos anos de 2017 e 2018, eram cometidos até mais de três homicídios por semana e que, atualmente, nada ocorria.

Foi apurado que o grupo em Roraima estaria sendo coordenado por homens em outros estados, em especial pelo preso em Campo Grande.

De acordo com a Polícia Federal, nos últimos três anos, mais de 200 "colaboradores" da facção criminosa foram presos no estado pela Polícia Federal e pela força-tarefa de Segurança Pública.

Operação Tabuleiro - Mais de 200 policiais federais cumprem 82 mandados, sendo 47 mandados de prisão preventiva e 35 busca e apreensão, expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Estado de Roraima para serem cumpridos naquele estado, em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As investigações da Polícia Federal contaram com o apoio da Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico de Drogas e Organização Criminosa do Ministério Público Estadual de Roraima. Também contribuíram as polícias Civil, Militar e Penal daquele estado.

Nos siga no Google Notícias