ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Polícia Federal deflagra operação contra duas quadrilhas de contrabando

Vanda Escalante | 28/06/2011 09:28

Mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos em oito Estados, incluindo Mato Grosso do Sul

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Pomar, com o objetivo de desarticular duas quadrilhas acusadas de importar mercadorias de modo irregular e remeter divisas ao exterior ilegalmente. Estima-se que deixaram de ser recolhidos R$ 1,4 bilhões aos cofres públicos.

Ao todo, foram expedidos 17 mandados de prisão (13 de prisão preventiva e 4 de prisão temporária). Foram expedidos ainda 67 mandados de busca e apreensão. O cumprimento dos mandados acontece em oito Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Participam da operação, denominada Pomar, 301 Policiais Federais e 136 Auditores da Receita Federal.

As duas organizações criminosas alvos da operação têm origem numa mesma quadrilha e se valeriam de “laranjas”, que, usando documentos falsos, constituiriam empresas para realizar operações ilegais de comércio exterior, remeter para fora do país os valores obtidos e ocultar a identidade dos verdadeiros responsáveis. A mercadoria, que entrava no país por diversos portos, era levada para a cidade de São Paulo e armazenada em depósitos, a partir dos quais era distribuída.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, durante os quatro anos de investigação, verificou-se a utilização de dezenas de pessoas jurídicas com capacidade econômico-financeira incompatível com as transações que realizavam.

Os acusados serão indiciados e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de descaminho, sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias