ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Plantões no feriado prolongado vacinaram 8,6 mil contra a gripe na Capital

Vacina está liberada para todos, com exceção a bebês menores de 6 meses

Por Cassia Modena e Murilo Medeiros | 05/05/2025 09:59
Plantões no feriado prolongado vacinaram 8,6 mil contra a gripe na Capital
Homem é vacinado em shopping do Centro, no último sábado (Foto: Murilo Medeiros)

Capaz de evitar casos graves e internações, a vacina contra a gripe foi aplicada em mais 8,6 mil pessoas em Campo Grande no feriado prolongado (entre os dias 1º e 4), segundo informou hoje (5) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande vacinou mais de 6 mil pessoas contra a gripe no último fim de semana. A campanha, que inicialmente visava grupos de risco, foi aberta a toda a população acima de seis meses devido à baixa procura e à alta de doenças respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde registrou grande adesão da população aos plantões de vacinação realizados no feriado prolongado. A baixa procura inicial, de apenas 18% do público-alvo, levou à ampliação da campanha. A vacinação é crucial para evitar casos graves e internações, especialmente em meio à lotação de leitos hospitalares. A população pode se vacinar em qualquer posto de saúde, portando documento com foto e Cartão SUS.

A dose ainda está restrita a grupos de risco na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, porém, foi liberada em Campo Grande para toda a população devido à baixa procura e situação emergencial provocada pela falta de leitos e alta de doenças respiratórias.

A exceção são bebês menores de seis meses. Eles não têm indicação para serem vacinados.

Plantões no feriado prolongado vacinaram 8,6 mil contra a gripe na Capital
Chefe da Sesau, Rosana Leite comentou os resultados nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)

"Fazia mais de um mês que começamos a vacinação e a procura foi muito baixa, principalmente do grupo de risco, que são as crianças, os idosos, as gestantes e as pessoas com comorbidades: apenas 18% desse público", comentou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Plantões - Foram feitos plantões durante o feriado do Dia do Trabalhador (1º), sexta-feira de ponto facultativo no Município (2) e final de semana para vacinação em locais alternativos.

A reportagem registrou filas em todos. "O final de semana foi bom, vocês viram filas de pessoas querendo se vacinar. Teve um dia que nós vacinamos 3 mil pessoas. Isso é muito! Tomara que as pessoas continuem indo vacinar", finalizou a secretária.

Plantões no feriado prolongado vacinaram 8,6 mil contra a gripe na Capital
Fila para vacinação em supermercado, na sexta-feira (Foto: Marcos Maluf)

A vacina segue disponível em todos os postos de saúde durante a semana. Para se imunizar, basta levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou documento de identificação com foto.

Matéria editada às 10h38 para corrigir dado informado pela Sesau.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias