A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

17/06/2011 16:49

Policial prende adolescente que agrediu seu filho e quer mais atenção aos jovens

Vanda Escalante
Menino mostra ferimentos leves e bicicleta, que quase foi levada.Foto: Marcelo VictorMenino mostra ferimentos leves e bicicleta, que quase foi levada.Foto: Marcelo Victor

“O Estado tem que dar mais atenção aos adolescentes, é preciso que haja efetivamente uma política ocupacional”, desabafa o pai que, por ser policial, acabou sendo o agente da apreensão, na noite desta quinta-feira, de um adolescente de 13 anos que agrediu seu filho, de 14.

O pai diz que acha melhor não se identificar, mas afirma que, por força da profissão, está vendo Campo Grande se tornar uma cidade de juventude delinqüente, desocupada e violenta. “Tudo que é crime que a gente vai investigar, tem menor de idade no meio. Eles acham que por serem menores de idade não acontece nada. Não é assim”, comenta o policial.

E a vítima, ontem, foi seu próprio filho. O garoto saiu de casa depois do almoço para estudar na casa da tia, a pouco mais de um quarteirão da sua. No final da tarde, foi à padaria do bairro. Ele estava numa bicicleta BMX e passou por uma pracinha localizada nas imediações, onde havia um grupo de adolescentes reunidos. “Ele ouviu quando disseram ‘estou precisando de uma bicicleta dessas’ e, por isso, na volta decidiu ir pela rua de trás”, relata o Pai.

Mas não adiantou. Os rapazes, que estavam à espreita, viram e saíram atrás dele, dois numa bicicleta, outros a pé. Ao parar no portão da casa da tia, o garoto foi abordado por um dos que o seguiram. Depois do “perdeu playboy, larga se não você vai apanhar”, o menino só conseguiu tocar o interfone da casa da tia e segurar forte a bicicleta.

Três dos agressores começaram a bater nele, o garoto caiu, mas os chutes e socos só pararam quando os familiares saíram para ver o que estava acontecendo, fazendo todo mundo correr do local, tanto os que batiam no garoto, quanto o restante do grupo, que, da esquina, assistia a cena. A bicicleta não foi roubada.

Com joelhos e cotovelos ralados, além de um corte no pé direito e dores nas costas, o menino ligou para o pai e relatou o ocorrido. “Eu fui atrás deles e quando cheguei na praça, alguns já tinham fugido, porque souberam que tinham agredido o filho de um policial. Mesmo assim, esse menino de 13 anos –que apesar da idade é maior do que eu – e outros quatro que aparecem no B.O. como testemunhas, acabaram indo para a delegacia”, conta o pai, que para capturar os adolescentes pediu apoio à Polícia Militar.

O agressor de 13 anos acabou apreendido e encaminhado para a Unei (Unidade Educacional de Internação), em flagrante por tentativa de roubo, já que era ele quem conduzia a bicicleta em que estava o outro adolescente que quis roubar a vítima. Esse outro, que tem 17 anos, fugiu. Mas foi identificado e sua família avisada do ocorrido.

“Tudo isso me angustia, porque eu vejo essa garotada largada por aí, muitos deles filhos de gente boa, gente que trabalha, mas eles acabam se envolvendo com o que não presta porque estão aí, pela rua, sem ter o que fazer, sem disciplina, sem uma ocupação proveitosa. E se o meu filho não fosse filho de policial? Teria sido agredido, como tantos por aí todos os dias, e só”, desabafa o pai.

A história se passou no bairro São Lourenço, onde moram todos os envolvidos no caso. A ocorrência foi registrada na Depac Piratininga. O garoto tinha prova hoje pela manhã e, mesmo tendo ido fazer exame de lesão corporal, não faltou às aulas do 8º ano na escola municipal que freqüenta.



tenho um filho de 8 anos mas nao sei se ia fica so assim nao talvez ia acontecer uma coisinha com esses malandros
 
edinaldo j santos em 19/06/2011 07:35:54
parabéns pelo pai, q defende seu filho com suas própias mãos com toda cautela e a frieza q um policial deve manter, mesmo sendo seu própio filho não perdeu a cabeça e mantendo-se dentro da lei por q se fosse um filho meu eu sendo policial, tinha pelo menos dado uma bela surra nesses delinquentes sem vergonha e sem moral!!!!!
 
jéssica bento em 19/06/2011 06:18:20
Eu já não acredito na justiça.....e com esses políticos que nós elegemos ficou pior ainda! Portanto penso que vagabundo bom, é vagabundo morto.......e cobremos o enterro da família.
 
Cláudio Roberto de Oliveira em 19/06/2011 04:17:14
Com certeza a repressão ao crime e trafico de drogas tem que começar com essa garotada que estão ai nas ruas desocupados tornando-se um projeto de marginal. Vamos rever essas leis que protegem os menores de idade e punem o resto da sociedade. Parabens ao policial que agiu em defesa não so de seu filho mais de toda a comunidade onde mora protegendo-a desse delinquente
 
Janaina Silva em 18/06/2011 12:18:42
Filho de gente boa não anda aprontando por ai, não! Gente boa.
Sorte do filho desse policial que os marginais, por certo, não sabiam de quem era filho a vítima que ele fizeram.
Muita modéstia desse policial dizer que falta ocupação para esses inúteis. Não adianta ter ocupação; ele jamis vão se ocupar de alguma coisa senão fumar suas drogas em grupinhos e planejarem crimes que de imediato colocam emprática como fizeram aí neste caso.
 
Ezio José em 18/06/2011 12:08:55
Quer saber? se seu filho não fosse filho de policial eles poderia ate ter matado, ou algo pior, por isso tambem que a captura foi rapida .... pq ate mesmo se nao fosse eles tariam ileso pq depois de tantos casos dessa forma que nao tem dedos dentro da policia ou grandoes tao ileso ate hj ... hipocresia!!!!
 
Tatiane M. de Oliveira em 18/06/2011 10:40:08
Nada mais do que marginais, delinqüentes, ladrões e assassinos em forma e tamanho menor....isso sim
 
Luciano santos em 18/06/2011 10:38:47
Concordo com você Jôni, mas não podemos esquecer da GRANDE parcela de culpa de nós, pais e mães. As escolas estão aí para ENSINAR, mas a responsabilidade maior de EDUCAR vem de casa. Sou contra espancar uma criança ou adolescente seja lá o que for, mas uma correção e repreensão por parte dos pais é fundamental em alguns casos, não podemos transferir nossas responsabilidades apenas para o poder público.
Vamos ficar atentos quanto o comportamento de nossos filhos.
 
Zampierry Issler em 18/06/2011 10:30:06
A LEi so vai mudar, quando a dor for desses pessoal dos direitos humanos. porque o bandido tem que ter regalias, sao mal tratados, etc. quando os bandidos mexerem com eles ai eles vão fazer alguma coisa.
 
thiago souza em 18/06/2011 10:19:00
tem que colocar esses moleques pra fazer serviço comunitário, essa porcaria de lei que temos tambem, o que adianta os policiais se arriscarem pra prender, sendo que no outro dia a justiça manda soltar, acho que tem que meter cadeia sim, a partir dos 16 anos, os americanos tambem são ser humanos, la não tem essa, não tem que dar prejuizo pro estado não, a familia que tem que sustentar um vagabundo desses na prisão, ja que sustenta pra fazer maldade, melhor sustenta-los ja PRISÃO.
 
mario marcio em 18/06/2011 08:39:32
esta é a lei brasileira, que menor de 18 anos, não pode trabalhar, mas pode roubar, matar, estrupar, fazer uso de drogas. que nada vai acontecer pois lei protege., é a lei que cria os futuros marginais, senhores políticos pelo futuro dos nossos jovens muda esta lei, e tiram estes jovens das ruas e da autoridade para policia agir com rigor.,
 
antonio freitas em 18/06/2011 08:35:28
Duas coisas que não funciona em Campo Grande, promotoria da infancia e juventude,que só serve para promover o "promotor",e o 190 quando a gente precisa,e quando vem,,vem depois que nada mais é possivel ser feito.
A periculosidade de menores aqui na cidade é muita alta,tem meninos bandidos por ai que da de dez a zero em adultos,é uma pena que quem esta no comando destas varas ainda não percebeu isto.
Enquanto a gente assiste na tv um Gilmar endes falar que a autorização da passeata da maconha dada por ele foi muito bem "baseada" ,o que devemos esperar do estado? NADA.
 
Jorge Fontes em 18/06/2011 08:31:39
Concordo com vc Patricia Maria...
Infelizmente no futuro, esses vagabundos a gente vai ter que sustentar nas cadeias com os nossos impostos, absurdo e revoltante!!!
 
vilma cavalcanti em 18/06/2011 07:59:03
Assistindo a um daqueles programas que mostram a policia em acao incrivel! a policia chegar numa propriedade rural para prender um senhor que tinha em seu sitio um rapaz de 14 e outro de 16 que ^o pai desses garotos que ali trabalhava tbem mas por nao poder o senhorzinho proprietario poder paga-lo foi trabalhar em outro sitio e ali deixou seus filhos que ajudavam na propriedade, tinham alimentacao, iam a escola, e logico! ganhavam seu dinheirinho tambem Vejam o senhor foi preso porque nao podia empregar menor! chegou la o conselho tutelar, prendeu o senhorzinho, levou os menores QUE ESTAVAM ESTUDANDO.....TRABALHANDO....TINHAM UM TETO LEVARAM PARA O CONSELHO PARA QUE!!!! o ESTADO tira o menor de onde esta POR CAUSA DE UMA LEI IDIOTA QUE MENOR NAO PODE TRABALHAR - entregar para o pai que ja os deixou ali por nao ter condicoes de sustenta-los! Para oferecer o que a esses menores!!!! a delinquencia! sim porque nem os que estao numas UNEIS da vida dentro da UNEI DEVERIA SER UM ESPACO DE RECUPERACAO E ISSO NAO ACONTECE.
O Ministerio Publico que deveria agir em favor desses adolescentes ja presos em UNeis mas AGIR!!!! e ter autonomia acima das burocracias da Lei de tomar decisoes imediatas e JA E IMEDIATAMENTE existem menores delinquentes mais perigosos que nao PODEM!!! ficar juntos a outros que ainda podem ser recuperados SO NAO ENXERGA quem nao quer ver....Depois que o Estado tirou a autonomia dos pais esta acontecendo isso! se um pai corrige o filho a h! o viZinho chama o SOS- palmada e proibido! EU DIGO!!! pe de galinha nao mata pinto O que mata SAO DROGAS!!! FALTA DE OCUPACAO e por ai....se fosse falar mais ...
 
aparecida rocha em 18/06/2011 07:27:55
menores infratores, por causa do governo federal é que isso acontece criando leis imbecis. essa molecada tinha é que trabalhar dar valor ao dinheiro. e ter leis que colocassem na cadeia esses marginais fazendo com respondam por seus crimes.
cadeia neles...
 
JULIO CESAR em 18/06/2011 07:04:24
DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS!É ASSIM QUE DEVERIA FUNCIONAR MAS...
 
adalberto rebelo em 18/06/2011 06:38:46
Que Deus abençoe os agressores principalmente.
 
almir bstista alves em 18/06/2011 06:02:59
Pq em vé s dos Governates se preocupar com liberação da marcha da MACONHA deverian se preocupar em fazer uma lei para que os menores infratores sejam penalizados com mais rigor , pq menores de idade. ? se para votar eles tem direito ,pode pq não pagar por crimes que venha a cometer e tb os pais deles deveran ser penalizados
Parabéns ao pai. ou vamos ter fazer justiça com as próprias mãos!


ACORDA BRASIL ....ou ....
 
Ademir Sanches em 18/06/2011 04:38:15
quando a justiça vai entender, que todos os crimes mais absurdos e com crueldade e feito por menor de idade, eles estupra, mata,rouba agride;e fala nao da nada pra mim eu sou menor quero ver se um vagabundo desse fizer algo com filho de politico se a justiça vai ser branda e indiferente? menor vota mas nao pode ir pra penitenciaria?boa parte de menor se prevalece dessa falta de puniçao seria que e cadeia.chega de disso menor mata fica 2 anos na febem e sai e isso que custa uma vida? acorda ms
 
nestor neto em 18/06/2011 01:55:46
Realmente a violencia aumentou muito em campo grande, e é muito comum vermos adolescentes envolvidos, e demonstram até certa arrogancia por serem protegidos pela lei, esses menores precisam ser mais assistidos pelo poder público e tambem ter punição mais severa, quando transgridem a lei, o consumo de drogas aumentou muito entre essa faixa etária!!!
 
daniela rodrigues em 17/06/2011 11:39:22
Pais sem valores, juventude sem limites, péssimo futuro pro país. Só vai mudar de duas maneiras: Ou os pais assumem sua responsabilidade de educar bem os filhos, ou a polícia começa a surrar de vara na rua.
 
Bergo de Almeida em 17/06/2011 11:24:28
TAMBÉM SOU POLICIAL, E TENHO SENTIDO A MESMA COISA QUE ESSE PAI. O INTERESSANTE DISSO TUDO, É QUE OS MENORES NÃO PODEM TRABALHAR, PORQUE O ECA (ECA MESMO) NÃO PERMITE. MAS ESTA LEI NÃO É APLICADA ÀS REDES DE TELEVISÃO. JÁ PERCEBERAM QUE A "COITADINHA" DA MAÍSA TÁ TODO DIA DE MANHÃ LÁ NO SBT, CARINHA INCHADA DE SONO, APRESENTANDO O PROGRAMA? NAS NOVELAS TAMBÉM VEMOS CRIANÇAS, TODOS OS DIAS, TRABALHANDO. OU AQUILO É DIVERSÃO? MAS OS FILHOS DOS POBRES, SE LAVAREM UM PRATO, LÁ ESTÁ O CONSELHO TUTELAR "TOMANDO PROVIDÊNCIAS" PELO "MAU TRATO" COM O POBREZINHO DO MENOR. AGORA, FICAR À TOA NAS PRAÇAS PODE. E NOS BAIRROS POBRES, QUE NEM PRAÇA TEM? NÃO DUVIDO NADA SE ESTA OCORRÊNCIA SE VOLTAR CONTRA O POLICIAL.
 
Sérgio Rodrigues Maciel em 17/06/2011 10:48:10
Pra mim, esses menores sao marginais que matam, roubam, estupram como qualquer outro bandido.. O estado da muita tutela a esses menores. Não adianta, vão ser piores ainda quando crescer.

Ta na hora de começarem a fazer uma politica criminal mais rigorosa.
 
Carlos Augusto em 17/06/2011 09:20:12
parabens para o policial q manteve o sangue frio so que tem uma coisa cade os direitos humanos para perguntar se vitima está bem mas pode pode ver que eles perguntaram dos vagabas
 
hugo castilho em 17/06/2011 08:55:33
Precisamos encontrar algum politico capaz de mudar essa lei estupida de que menor de idade nao pode trabalhar, porque fazer filho, fumar nas ruas escondidas dos pais, bater em colegas de escolas e outras coisas eles podem, e ate tem direitos. um absurdo. Eu sempre trabalhei desde pequena e estou inteira e sou honesta.
 
solange aparecida gaite em 17/06/2011 08:45:02
ESSA MOLECADA SO POR SERES MENORES ELES ACHAO QUE PODE FAZER O QUE ACHA........
 
MARCOS ANTONIO- em 17/06/2011 07:31:14
O problema chama ECA, o nome ja diz, crianças que deveriam ser chamadas de bandidos ficam protegido ( debaixo da saia), aprontou tem que pagar, ou seja o que se planta colhe!
assim que funciona se não aonde iremos parar?
 
Anderson silva em 17/06/2011 06:54:09
É isso aí, parabéns ao pai. Vamos fazer justiça com as próprias mãos!
 
José Silva em 17/06/2011 06:15:42
Infelismente o lei que protege bandido de menor de idade, dá o poder da impunidade, em menos de 24 hrs ese delinquente stará nas ruas e, provavelmente irá perseguir novamente o filho desse policial, e quando o policial acertar as contas com ese marginal, vem os porcarias dos direitos humanos ( que só defendem bandidos ) dizendo que mataram ou bateram em um adolecente. Aqui no Brasil bandido de mnor só é preso quando ataca algum filho de politico os de algum poderoso, como aconteceu recentemnt em Campo Grande. Não criei filho meu para levar porrada de bandido, não importa a idade, se encontar neles , tenham a certeza que iriei para cadeia, pois matarei a todos eles. Estamos cansado de vermos marginais por serem de menor e, o poder público os colocam nas ruas para roubarem e matarem. Bandido não tem idade, tem que pagar a pena, para não criarmos a sensação de impunidade como temos no momento. Asim teremos que cada um fazer nossa própria segurança e punir quem nos prejidica.
 
Kamél El Kadri em 17/06/2011 06:10:32
Que absurdo! Os marinais-mirins deram um tiro no pé....Bando de vagabundos....Com certeza, futuramente, estarão dando despesa ao Estado, resultado de suas condutas desregradas e sem expectativas.....Ao contrário da vítima, que apesar da situação, demonstrou que tem objetivo, maturidade e, acima de tudo, coragem. A vítima será um HOMEM, que fará a diferença, positivamente, nesse mundo desumano. Que DEUS o abençõe a vítima e a sua família.
 
Patricia Maria em 17/06/2011 06:04:02
Isso acontece porque o menor de idade não pode trabalhar. Enquanto não mudar a legislação para que o menor de idade acima de 12 anos possa trabalhar, haverão os desocupados e meliantes juvenis. Sei que poderá aparecer algum hipócrita para me contradizer, mas o culpado de tudo é o Governo e seus delinqüentes Senadores e Deputados...