ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeito acompanha postos por vídeo e WhatsApp, mas não vê problemas

Zana Zaidan | 14/01/2014 17:54
Bernal considera que saúde avançou em 2013; setor também será foco do prefeito em 2014 (Foto: Cleber Gellio)
Bernal considera que saúde avançou em 2013; setor também será foco do prefeito em 2014 (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), acompanha e monitora a situação do postos de saúde por meio de videomonitoramento e de um grupo no WhatsApp. No entanto, apesar da "rede", ele não vê os mesmos problemas apontados pela população, como superlotação, longa espera pelo atendimento e até falta de medicamentos, que marcaram o ano passado.

Contudo, ele acredita que fez um bom trabalho no setor, que foi a principal prioridade na campanha eleitoral de 2012. Bernal considera os problemas “pontuais” e espera superá-los em 2014, ano em que a saúde, promete, também será o foco da atual gestão.

“Contratamos centenas de médicos e outra centenas de profissionais da saúde. Reduzimos o tempo de espera, investimos na aquisição de equipamentos e medicamentos, e compramos mais com menos, uma média de 18 a 27% de economia na aquisição de material ambulatório e hospitalar”, elenca, ao ser questionado sobre os avanços.

2013 foi marcado por falta de medicamentos nos postos de saúde (Foto: Arquivo)
2013 foi marcado por falta de medicamentos nos postos de saúde (Foto: Arquivo)

Mais médicos - Bernal explica que faz questão de acompanhar, em tempo real, a situação das nove unidades de saúde 24 horas da Capital, por meio das Câmeras Saúde (videomonitoramento dos postos que pode ser acessado no site da prefeitura). O prefeito participa ainda, de um grupo de troca de informações no Whatsapp, que inclui o secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, o adjunto da pasta, Vitor Rocha, e outros funcionários da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

“Aqui, no Coronel Antonino, tradicionalmente um dos mais cheios, agora estão oito clínicos gerais e cinco pediatras. Isso é inédito em Campo Grande. Na Vila Almeida, tem cinco pediatras, tinham cinco médicos e, como precisou, foi chamado reforço da unidade móvel, com mais dois”, exemplifica Bernal, ao puxar o smartphone e mostrar as imagens dos postos e do grupo do Whatsapp. “Nossa equipe móvel está de plantão 24 horas, para socorrer as unidades que estão com demanda muito grande, e está funcionando”, acrescenta.

Saúde em Ação” – Bernal cita a "menina dos olhos" do programa de governo, o Saúde em Ação. O prefeito garante que, “hoje, a demora para atendimento ou espera nos postos de saúde é de no máximo 30, 40 minutos. Uma mudança muito significativa, considera.

Para ele, o “Consulta Única” e o “Terceiro Turno” foram os responsáveis por otimizar o sistema de consultas. “Atendemos 150 mil mulheres e, hoje, nove unidades de saúde atendem em turno estendido, até 23 horas. Até o fim deste ano, serão 14”, promete o prefeito.

Apesar das críticas sobre a os postos de saúde, com reclamações de espera para marcar consultas e exames, filas, falta de infraestrutura, médicos e remédios, Bernal diz, por sua vez, que a situação não é generalizada. “Problemas pontuais existem, isso é normal. Não deveria ser, mas onde há regra, existe exceção, e estamos trabalhando para superar essas dificuldades”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias