ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeito aprova Marco Zero em Campo Grande em frente ao monumento “Carro de Boi”

Anteriormente, o Obelisco era usado como ponto de medida de distancias entre as cidades, mas, agora, coordenadas geográficas definiram o local correto

Danielle Valentim | 18/05/2018 09:59
Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O novo Marco Zero de Campo Grande localizado no gramado em frente ao monumento "Carro de Boi" foi aprovado pelo Prefeito Marquinhos Trad (PSD). Anteriormente, o Obelisco era usado como ponto de medida de distancias entre as cidades, mas, agora, coordenadas geográficas definiram o local correto.

Conforme o texto, a prefeitura regulamentará por Decreto a construção do Marco de concreto contendo no topo uma chapa de bronze e, para isso, poderá lançar concurso para a escolha do melhor design para a construção do Marco Zero.

A proposta do vereador Welligton de Oliveira defende que o Marco Zero de uma cidade representa seu centro geográfico, e que a partir de agora a distâncias entre municípios serão exatas.“Além de demonstrar que o crescimento da cidade começou a partir daquele local”, acrescentou.

O endereço foi indicado por coordenadas geográficas do “Marco Zero” da cidade; Latitude (S): 20º28’13,40737”, Longitude (W): 54º 37’25,87099”, UTM (N) 7734665,656 m e UTM (E) 747864, 760 m.

Marco zero - estabelece as medições de distâncias relativas ao município e uma das ferramentas utilizadas para mensurar com precisão essas distâncias são os chamados marcos geodésicos que formam o sistema geodésico brasileiro SGB, sendo, por exemplo, uma chapa de ferro fixada em uma superfície de concreto onde são gravadas informações relativas a latitude, longitude e altitude de determinado local.

O ponto expressará a ideologia do período em que foi concebido e implantado, um forte sentimento da cidade de Campo Grande e ressalta o papel central na formação do Brasil. “Mais que uma simples referência espacial, o Marco Zero será um monumento pleno de valor simbólico, devendo com o tempo ser tombado”, destacou o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias