ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura cobra informações de consórcio sobre paralisação de ônibus

Sem comunicado prévio, sindicato fez assembleia na manhã de 2ª feira e foi denunciado por greve ilegal

Aline dos Santos e Marta Ferreira | 22/07/2020 11:21
Na segunda-feira, ônibus deixaram garagem com duas horas de atraso. (Foto: Henrique Kawaminami)
Na segunda-feira, ônibus deixaram garagem com duas horas de atraso. (Foto: Henrique Kawaminami)

A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) vai cobrar informações do Consórcio Guaicurus sobre a paralisação do transporte coletivo na última segunda-feira (dia 20).

De acordo com o diretor-presidente da agência, Vinícius Leite Campos, o consórcio, que explora o transporte coletivo urbano em Campo Grande, não informou, de forma oficial, sobre o motivo da paralisação e como está a negociação com os motoristas.

Na segunda-feira, sem comunicado prévio, o STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo) fez assembleia que retardou a saída dos veículos das garagens em duas horas. O serviço só foi normalizado às 7h, com muito transtorno aos passageiros.

A assembleia debateu lei municipal que transforma punições administrativas em multa  de até R$ 5 mil aos trabalhadores.  Como  cobrança de penalidade ao motorista que embarcar passageiro fora do ponto ou ao trabalhador que atrasar o horário previsto para rota determinada, situações corriqueiras na rotina dos profissionais.

Na terça-feira (dia 21), o Consórcio Guaicurus encaminhou denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho) pedindo punição pela paralisação.  De acordo com o documento, a greve, realizada de 4h40 às 7h, foi ilegal por não ter ocorrido comunicação prévia e sem a oferta mínima do serviço, que é essencial.

“Cabe aqui ponderar que tal violação é agravada pelo atual cenário pandêmico que vive a sociedade campo-grandense, na medida em que, no dia 20/07/2020, das 04h40 às 07h, todos os trabalhadores da área da saúde que utilizam do transporte coletivo ficaram sem condições de desempenhar o digno e indispensável trabalho na linha de frente de combate ao COVID-19”, diz o documento.

Nesta quarta-feira, o presidente do consórcio, João Rezende, disse que encaminhou  denúncia ao MPT e comunicou a prefeitura de Campo Grande. O Ministério Público do Trabalho abriu procedimento para apurar a situação.

Multas – De acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, a lei questionada pelo sindicato não teve nenhuma novidade, pois qualquer legislação tem previsão de sanções. “E só para ficar claro. As autuações são emitidas para o Consórcio Guaicurus e nunca para o motorista”, afirma.

O consórcio informou que recorre de todas as multas e que o motorista é cobrado caso fique comprovado que ele “deu causa à infração”

A reportagem não conseguiu contato com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, Demétrio Ferreira de Freitas.

Nos siga no Google Notícias