ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir fechamento do lixão

Aline dos Santos | 31/07/2014 12:43

A Prefeitura de Campo Grande criou um grupo de trabalho para discutir a transição do lixão para UTR (Unidade de Triagem dos Resíduos). Ontem, os diretores-presidentes do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marcos Cristaldo, e da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Cícero Ávila, conversaram com os catadores de materiais recicláveis.

O diretor da Funsat disse que a proposta inicial seria integrar os trabalhadores em cooperativas já existentes ou criar uma nova cooperativa. “A medida deve estar sempre vinculada a uma solução que respeite a categoria e amparada na legalidade”, afirmou.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o grupo de trabalho é composto por integrantes do poder público, da iniciativa privada e de representantes dos catadores de materiais recicláveis do lixão. A equipe tem prazo de até 90 dias para realizar estudos e propor soluções.

A obra da UTR terá recursos de R$ 5,4 milhões - custeados pela Prefeitura e a empresa CG Solurb, que venceu licitação para fazer a gestão dos resíduos sólidos -, mas deve ficar pronta fora do prazo estabelecido na Lei Federal 12.305/2010, que prevê o fim dos lixões até 4 de agosto deste ano.

Localizado no bairro Dom Antônio Barbosa, o lixão chegou a ser fechado em dezembro de 2012, após funcionar por 28 anos. No entanto, a Justiça determinou a reabertura dem janeiro de 2013, pois os catadores ficaram sem fonte de renda.

Nos siga no Google Notícias