A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

15/09/2011 19:36

Prefeitura decide não instalar “dogueiros” no Horto Florestal

Vinícius Squinelo

Segundo moradores, Praça Aquidauana seria um dos destinos possíveis para os tradicionais trailers de lanche

Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) declarou, em comunicado divulgado no site da Prefeitura de Campo Grande, que reviu a transferência dos dogueiros para a pista de bicicross nas proximidades do Horto Florestal. “Ouvi profissionais e cidadãos e conclui que não era a solução ideal. Vamos estudar outro local para os dogueiros e incrementar o Horto com mais área verde em seu entorno”, afirmou Nelsinho.

O comércio de lanches do canteiro central da avenida Afonso Pena seria removido para um “lanchódromo” no Horto Florestal, no cruzamento da rua Anhanduí com a Fernando Côrrea da Costa, o que exigiria a retirada da pista de bicicross. A transferência havia sido informada pela prefeitura em agosto.

Um dos novos locais cogitados para a instalação seria a Praça Aquidauana, no centro da Capital. Segundo uma moradora das proximidades, Angela Garcia, engenheiros da Prefeitura teriam marcado uma inspeção na região para esta sexta-feira, às 7h. A Prefeitura Municipal não confirma a informação.

Já incorporados ao cenário da avenida mais importante de Campo Grande, os trailers vão sair para as obras de recapeamento da via, que incluem a retirada dos estacionamentos nos canteiros.

A discussão sobre a mudança também chegou ao MPE (Ministério Público Estadual). O vereador Alex (PT) havia acionado o MPE para tentar barrar a instalação do "lanchódromo" no Horto Florestal. Segundo o parlamentar, a transferência dos dogueiros para o espaço seria contra as leis e condições de sustentabilidade.

O Horto -O Parque Florestal Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Horto Florestal, está localizado na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel.

O local é historicamente importante pois fica bem próximo de onde o fundador José Antonio Pereira e seus familiares construíram os primeiros ranchos que dariam origem à cidade, no ano de 1872.

Criado em 1923, de bom tamanho na época, o Horto ocupa uma área de 2,5 hectares, onde além do próprio bosque, o visitante tem hoje pista de cooper, biblioteca, lanchonete, playground, orquidário, cancha de bocha, espelho d’água, paisagismo e pistas de skate e bicicross. O parque possui também projetos de reflorestamento destinados a cultivar as espécies vegetais nativas da região.

Fórum de Meio Ambiente reúne OAB e Promotoria para discussão sobre dogueiros
Reunião quer debater finalidade do Horto e ouvir opinião de moradoresO anúncio da transferência dos dogueiros da avenida Afonso Pena para o Horto Fl...
Ambientalista pede que OAB-MS impeça transferência de dogueiros
O coordenador de Meio Ambiente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho, protocolou hoje junto à OAB-MS...
Alegando impacto ambiental, vereador entra com ação no MPE para barrar lanchódromo
Parlamentar defende que o Horto deve ser visto como estrutura de apoio à sustentabilidadeAlegando impacto ambiental, o vereador Alex (PT) acionou o ...
Leitores estão divididos, mas querem os dogueiros fora da Afonso Pena
Enquete do Campo Grande News sobre o assunto teve participação de 9.148 internautas. Nova enquete apura opinião sobre comércio de alimentos nas escol...


Parabéns ao Nelsinho! Chega de tanto carro, esse povo que ande a pé um pouco. Eu acho q ele devia pegar aquele trecho de trilho q sai da morada dos Baís e fazer ali um lance de quisques e tal. Ficaria dez. Só q daí n pode virar aquela máfia que é o Camelódromo e a Feirona, onde tem gente rachando de ganhar dinheiro com maracutaia. #ficaadica
 
Bergo de Almeida em 16/09/2011 09:54:37
NÃO GOSTEI DA OBRA DA AFONSO PENA. TUBO BEM RECAPIAR AS VIAS, PORÉM RETIRAR OS ESTACIONAMENTOS DOS CANTEIROS DA AFONSO PENA É UM ABSURDO. O NELSINHO ESTÁ MAL ACESSORADO. PERCEBO EM CAMPO GRANDE COMO CIDADÃO E CONDUTOR QUE ONDE HAVIA UM ESTACIONAMENTO, AGORA HÁ UM CANTEIRO. DO JEITO QUE VAI EU QUERO SABER ONDE O POVO ESTACIONARÁ OS SEUS VEÍCULOS PARA IR À CIDADE.
 
José Antônio em 16/09/2011 09:25:57
Que alìvio!! O prefeito vai fechar com broche de ouro se, alèm disso, realmente revitalizar o Horto Florestal. Na verdade, o parque anda meio abandonado.
 
Mario Ribas em 16/09/2011 04:53:03
Parabéns Prefeito e Vereador Alex do PT, por ouvirem a população local!!!
 
LUANA MARTINS em 16/09/2011 03:40:57
Parabenizo o Sr. Prefeito pela decisão tomada. Acredito que a maior parte da população ficou satisfeita com isso. Parabenizo, também, o Vereador Alex do PT que se preocupou com o meio ambiente. Campo Grande saiu ganhando. Obrigada!
 
Jandira Silva em 15/09/2011 11:40:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions