ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeitura decide não instalar “dogueiros” no Horto Florestal

Vinícius Squinelo | 15/09/2011 19:36

Segundo moradores, Praça Aquidauana seria um dos destinos possíveis para os tradicionais trailers de lanche

Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)
Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) declarou, em comunicado divulgado no site da Prefeitura de Campo Grande, que reviu a transferência dos dogueiros para a pista de bicicross nas proximidades do Horto Florestal. “Ouvi profissionais e cidadãos e conclui que não era a solução ideal. Vamos estudar outro local para os dogueiros e incrementar o Horto com mais área verde em seu entorno”, afirmou Nelsinho.

O comércio de lanches do canteiro central da avenida Afonso Pena seria removido para um “lanchódromo” no Horto Florestal, no cruzamento da rua Anhanduí com a Fernando Côrrea da Costa, o que exigiria a retirada da pista de bicicross. A transferência havia sido informada pela prefeitura em agosto.

Um dos novos locais cogitados para a instalação seria a Praça Aquidauana, no centro da Capital. Segundo uma moradora das proximidades, Angela Garcia, engenheiros da Prefeitura teriam marcado uma inspeção na região para esta sexta-feira, às 7h. A Prefeitura Municipal não confirma a informação.

Já incorporados ao cenário da avenida mais importante de Campo Grande, os trailers vão sair para as obras de recapeamento da via, que incluem a retirada dos estacionamentos nos canteiros.

A discussão sobre a mudança também chegou ao MPE (Ministério Público Estadual). O vereador Alex (PT) havia acionado o MPE para tentar barrar a instalação do "lanchódromo" no Horto Florestal. Segundo o parlamentar, a transferência dos dogueiros para o espaço seria contra as leis e condições de sustentabilidade.

O Horto -O Parque Florestal Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Horto Florestal, está localizado na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel.

O local é historicamente importante pois fica bem próximo de onde o fundador José Antonio Pereira e seus familiares construíram os primeiros ranchos que dariam origem à cidade, no ano de 1872.

Criado em 1923, de bom tamanho na época, o Horto ocupa uma área de 2,5 hectares, onde além do próprio bosque, o visitante tem hoje pista de cooper, biblioteca, lanchonete, playground, orquidário, cancha de bocha, espelho d’água, paisagismo e pistas de skate e bicicross. O parque possui também projetos de reflorestamento destinados a cultivar as espécies vegetais nativas da região.

Nos siga no Google Notícias