A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

05/05/2017 09:39

Prefeitura diz que chamou médicos e licitou materiais para unidade alvo de ação

Antes, município havia afirmando que era difícil contratar profissionais

Mayara Bueno
UPA Moreninha III foi alvo de ação do MPE por falta de equipamento e médicos. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).UPA Moreninha III foi alvo de ação do MPE por falta de equipamento e médicos. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).

Depois de determinação judicial obrigando a prefeitura de Campo Grande a equipar e colocar médicos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Moreninha, o município informou que alguns itens já foram licitados e médicos concursados convocados. No entanto, diz que aguarda liberação orçamentária para entrega na unidade.

A manifestação está em um processo judicial, em que o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) constatou uma série de irregularidades, como falta de pediatra e equipamentos essenciais.

Na planilha indicada na ação, o Executivo Municipal lista alguns equipamentos em fase de compra como poltrona hospitalar.

Em março deste ano, para tentar reverter a decisão judicial, a prefeitura alegou que era difícil achar pediatra para trabalhar na rede municipal, ou seja, pouca procura de profissionais em relação à grande demanda nesta área.

Determinação - A decisão de 27 de janeiro deste ano determinou que, em 30 dias, a prefeitura teria de disponibilizar três médicos para cada plantão, sete enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Moreninha III.

Também determinou que, em 60 dias, fosse adquirida e equipada a Sala de Urgência da Unidade de Pronto Atendimento, com aparelhos, mobiliários e materiais que estão em falta, nas quantidades necessárias que foram apontadas no relatório de vistoria do MPE.

A UPA Moreninhas foi inaugurada em 11 de fevereiro de 2016, sendo as atividades no CRS (Centro Regional de Saúde) da Moreninha III encerrado, passando toda a demanda do local para a UPA, de porte III (média complexidade). A implantação do novo posto de saúde foi feita mediante convênio com a União.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions