A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

07/12/2018 09:22

Prefeitura entrega equipamentos ao CCZ para reparar "atraso" de 10 anos

Materiais cirúrgicos foram entregues nesta sexta-feira (7). Doação foi possível por meio de emenda parlamentar

Izabela Sanchez e Bruna Kaspary
Materiais cirúrgicos entregues ao CCZ nesta sexta-feira (7) (Foto: Bruna Kaspary)Materiais cirúrgicos entregues ao CCZ nesta sexta-feira (7) (Foto: Bruna Kaspary)

Após 10 anos sem renovar os materiais o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recebeu, nesta sexta-feira (7), novos equipamentos cirúrgicos da Prefeitura de Campo Grande. A doação foi feita por meio de emenda parlamentar, investimento de R$ 50 mil, do vereador Veterinário Francisco (PSB).

Na manhã desta sexta-feira, o Centro recebeu 6 baias, espaço com gaiolas onde são alojados cinco animais, equipamentos de tosa, aparelho bucal, medicação, kits de castração para cadelas e gatas, além de outros materiais.

Coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos explicou que o Centro estava há mais de 10 anos sem receber material nenhum. Ela destacou a qualidade do material recebido, além da importância de aparelhos novos para as cirurgias realizadas, com destaque para as castrações.

“Se a gente tem uma pinça nova e uma mais velha, quando estamos fazendo a castração, vai segurar o ligamento e a artéria do animal, a pinça antiga não segura mais. Se isso escapa a gente precisa abrir mais o bichinho e é um sofrimento porque é muito sangue que começa a vazar. Com os equipamentos novos temos mais precisão”, comentou.

A coordenadora também afirma que o Centro utiliza cerca de 100 lâminas de corte por dia, e que os estoques, que vieram da rede municipal de saúde, acabaram. Uma licitação foi realizada, explicou, mas nenhuma empresa realizou oferta.

O CCZ realiza, em média, 100 procedimentos de castração por dia. Iara comenta que os novos materiais devem fazer com que o número aumente. Além dos novos aparelhos cirúrgicos, 5 novos veterinários foram habilitados para trabalhar no Centro e devem começar a realizar cirurgias em seis meses.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) participou da entrega e ressaltou a importância do apoio da administração municipal para o trabalho do Centro. “Não adianta reclamar dos funcionários do CZZ sendo que eles não têm como trabalhar, boa vontade eles têm. O que falta é incentivo da Prefeitura. A causa animal é uma bandeira que eu tenho levantado junto com o veterinário Francisco desde as eleições”, comentou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions