A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

20/08/2018 07:31

"Pais e mães" de gatos dormem na fila do CCZ para marcar castração gratuita

Agendamento das cirurgias, feito tradicionalmente no dia 20 de cada mês por telefone, passou a ser presencial

Danielle Valentim e Bruna Kaspary
Às 7h, esta era a situação da fila. (Foto: Henrique Kawaminami)Às 7h, esta era a situação da fila. (Foto: Henrique Kawaminami)

São 620 senhas para castração gratuita de gatos, mas a fila para conseguir agendar começou ontem à noite. Na manhã desta segunda-feira (20), a fila começa na porta do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e termina na Famez (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UFMS), quase 200 metros. Quem chegou à noite e na madrugada, enfrenta o frio do início manhã.

A situação também ocorreu no mês passado, desde que o agendamento das cirurgias, feito tradicionalmente no dia 20 de cada mês por telefone, passou a ser presencial. Antes da mudança, as linhas ocupadas eram alvo de reclamação recorrente.

Nesta segunda, o CCZ oferece 620 vagas, 180 para ONGs e 430 para o restante da população.

O aposentado Rivadavio Gonçalvez Barbosa, de 71 anos, tem uma gata em casa e decidiu dormir na fila para conseguir o procedimento gratuito. “Cheguei ontem às 19h. Mês passado eu tentei, mas não consegui pegar senha”, disse.

Aposentado Rivadavio Gonçalvez Barbosa, de 71 anos, tem uma gata em casa e decidiu dormir na fila para conseguir. (Foto: Henrique Kawaminami)Aposentado Rivadavio Gonçalvez Barbosa, de 71 anos, tem uma gata em casa e decidiu dormir na fila para conseguir. (Foto: Henrique Kawaminami)
Yuduru Yanakawa, de 77 anos, tem 13 gatos e também foi um dos primeiros. (Foto: Henrique Kawaminami)Yuduru Yanakawa, de 77 anos, tem 13 gatos e também foi um dos primeiros. (Foto: Henrique Kawaminami)

Já Yuduru Yanakawa, de 77 anos, tem 13 gatos, três foram castrados há dois meses e agora, quer castrar mais três. “Os outros sete são filhotes. No mês passado eu também tentei castrar, mas não consegui, por isso, hoje cheguei 2h30. Quando eu cheguei estava tranquilo, mas começou a esfriar depois das 4h, quando começou a ficar nublado”, disse.

Somente em maio foram castrados 635 gatos, dos quais 600 mediante agendamento prévio e 35 que foram adotados no local e têm o procedimento garantido pelo município.

Para a castração de cães, a prefeitura usa um veículo móvel, com previsão de ida este ano a 12 bairros. Em cada local, o atendimento vai ser oferecido durante 30 dias.

Somente em maio foram castrados 635 gatos, dos quais 600 mediante agendamento prévio e 35 que foram adotados no local. (Foto: Henrique Kawaminami)Somente em maio foram castrados 635 gatos, dos quais 600 mediante agendamento prévio e 35 que foram adotados no local. (Foto: Henrique Kawaminami)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions