ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura reformula legislação para impulsionar "Minha Casa, Minha Vida"

Atualização das ZEIS busca ampliar moradias em áreas urbanizadas e com infraestrutura

Por Jhefferson Gamarra | 30/12/2023 16:54
Prefeitura reformula legislação para impulsionar "Minha Casa, Minha Vida"
Vista aérea de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande deu um passo significativo para ampliar moradias e impulsionar programas habitacionais na cidade. Com a publicação da Lei Complementar n. 516, em edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira (29), a capital reformulou as diretrizes urbanísticas, adaptando ao novo cenário do programa "Minha Casa, Minha Vida".

A legislação altera disposições da Lei Complementar n. 421 de 2021, que estabeleceu as normas para a gestão das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), focadas em áreas desocupadas, subutilizadas ou sem uso definido, voltadas para programas habitacionais de interesse social.

A atualização busca por alinhar as políticas municipais com os objetivos do programa federal. Isso significa direcionar esforços para viabilizar a construção de HIS (Habitações de Interesse Social) em áreas urbanizadas e dotadas de infraestrutura, priorizando espaços ociosos nos centros urbanos.

Berenice Maria Jacob Domingues, diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), ressalta que a iniciativa visa não só aumentar o acesso à moradia digna, mas também estimular a função social da propriedade.

"O 'Minha Casa, Minha Vida' destaca a importância de lotes construídos em áreas urbanizadas, próximas aos centros, e o uso prioritário de imóveis ociosos, o que estamos buscando implementar na legislação campo-grandense", ressaltou.

A mudança publicada foi discutida e aprovada por unanimidade no CMDU (Conselho Municipal da Cidade) durante uma Sessão Extraordinária realizada em 5 de julho de 2023.

Nos siga no Google Notícias