ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura retoma obras na Ernesto Geisel e prevê concluir trecho este ano

Andamento dos trabalhos no local foi prejudicado pelo atraso no repasse de recursos federais

Jones Mário | 25/09/2019 10:07
Em trechos interditados da Avenida Ernesto Geisel, tráfego de veículos é feito em meia pista (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Em trechos interditados da Avenida Ernesto Geisel, tráfego de veículos é feito em meia pista (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande anunciou a retomada das obras de revitalização do Rio Anhanduí, paralisada devido ao atraso no repasse de recursos federais. Antes previsto para ser entregue em setembro, o primeiro lote deve ser finalizado até o fim do ano.

Segundo declarou ao portal de notícias da prefeitura o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, a União enviou apenas três parcelas do contrato este ano - em março, junho e setembro -, que somaram R$ 7,9 milhões.

Usada para pagar as empreiteiras pelos serviços executados, a verba à conta-gotas derrubou o ritmo dos trabalhos justamente no período de estiagem. De acordo com Fiorese, o andamento da obra deve ser prejudicado com a volta das chuvas. Ainda assim, e também diante da incerteza da regularidade do repasse, o secretário crê na conclusão do primeiro lote até dezembro de 2019.

Conforme a prefeitura, a estabilização da margem esquerda (com placas de concreto e gabião) só será iniciada quando a concessionária Águas Guariroba remanejar o emissário da rede de esgoto instalado rente à margem do rio. A intervenção faz parte do segundo e terceiro lotes.

A administração municipal alega que 60% da obra foi executada, com investimento total de R$ 29.416.122,52.

Reunião - A Sisep se reuniu com as empresas responsáveis pela obra e redefiniu o cronograma. A Dreno Construções, responsável pela revitalização dos lotes 2 e 3, começa a recomposição da base da pista centro-bairro da Avenida Ernesto Geisel. Após a conclusão, será refeito o pavimento e liberado o tráfego no local, interditado desde o ano passado para a construção das paredes de gabião que estabilizaram o barranco da margem esquerda do rio.

Nesta semana, a Sisep prevê liberar o trânsito da pista centro-bairro entre as ruas Santa Adélia e Abolição, perímetro do primeiro lote.

Se as condições climáticas permitirem, o tráfego estará livre na pista centro-bairro entre as ruas Santa Adélia e do Aquário em dez dias.

Em outros dois trechos (Santa Adélia/Abolição e Bonsucesso/Aquário) os carros podem trafegar em meia pista. Apenas no segundo lote, entre as ruas Abolição e Bonsucesso, há interdição total.

Nos siga no Google Notícias