ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura se reúne com lojistas para prestar contas do Reviva Campo Grande

Reunião agendada para quinta-feira visa a informar empresários sobre avanço das obras, após queixas de comerciantes sobre a queda no movimento

Humberto Marques | 04/07/2018 18:23
Cruzamento da 14 de Julho com a Maracaju também foi interditado. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Cruzamento da 14 de Julho com a Maracaju também foi interditado. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

A Coordenação do programa Reviva Campo Grande convidou lojistas impactados com as obras de revitalização da rua 14 de Julho para uma reunião às 18h30 desta quinta-feira (5) na sede da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) para informar com antecedência os empresários sobre as interdições a serem realizadas para o prosseguimento do empreendimento.

Dificuldades geradas pelas obras, que forçam o fechamento de trechos da 14 de Julho para implantação de redes de esgoto, drenagem e cabeamento no subterrâneo, têm causado incômodo aos lojistas. A CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande) aponta que comerciantes do trecho da via próximo à rua Maracaju, que haviam se planejado para o fechamento e redução do movimento de clientes apenas em 2019, foram surpreendidos com a mudança do cronograma da empreiteira responsável, que antecipou as obras no local –iniciadas no fim de junho.

Somente nos últimos dias, a CDL afirma que os comerciantes daquela região registraram queda de 70% no movimento. Em reunião na segunda-feira (2) com lojistas e integrantes do Paço Municipal, o presidente da entidade, Adelaido Vila, destacou que as obras foram realizadas em um momento de renovação de estoques.

“Nós voltamos a ressaltar que apoiamos o projeto, mas temos grande preocupação com a sobrevida dos empresários, que se não tiverem o apoio necessário não chegarão ‘vivos’ no final das obras. É essencial que a administração tenha sensibilidade para com os empresários e não tome novas atitudes sem comunicação prévia”, disse Adelaido.

Representantes da prefeitura apontaram ações que visam a minimizar o impacto com as obras, envolvendo reuniões semanais, sinalização visual para alertar a clientela sobre o funcionamento das lojas e eventos periódicos com o fechamento de ruas e atrações culturais, bem como campanha para estimular o comércio no Centro.

Já a CDL solicitou, entre outras ações, apoio na intermediação para negociação do pagamento de contas de água, luz e telefonia e redução de taxas da administração municipal no período em que as obras estiverem na frente das empresas.

Em nota, a prefeitura informou que pretende apresentar aos lojistas, sempre às quintas-feiras, o cronograma das obras de forma a tentar reduzir impactos.

Reviva – As obras de revitalização da área central da Capital, previstas no Reviva Campo Grande, passaram a ser executadas em duas frentes de trabalho em 27 de junho. Iniciadas no cruzamento da 14 de Julho com a avenida Fernando Corrêa da Costa, elas também são realizadas a partir da rua Maracaju, rumo à avenida Afonso Pena.

O trecho da 14 entre a Maracaju e a Cândido Mariano foi totalmente interditado a fim de aproveitar o período de estiagem para acelerar o empreendimento, bancado com recursos financiados junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), na ordem de US$ 56 milhões.

Até esta quinta-feira, é prevista a interdição das calçadas e do estacionamento no trecho da 14 entre as ruas 26 de Agosto e 7 de Setembro. A Engepar Engenharia é responsável pelo serviço nas 14 quadras, ao longo de 1,4 quilômetro da rua. A previsão é de que os serviços durarão três meses a cada duas quadras. A primeira fase do projeto custou R$ 49,2 milhões.

Nos siga no Google Notícias