ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Projeto leva universitários para conhecer realidade da Santa Casa

Flávia Lima | 28/01/2015 09:32
Hospital recebe estudantes de universidades desde 2012. (Foto:Divulgação)
Hospital recebe estudantes de universidades desde 2012. (Foto:Divulgação)

Estudantes de várias universidades irão visitar a Santa Casa de Campo Grande nesta quarta-feira (28) e sexta-feira (30), para conhecer o espaço físico e o funcionamento do hospital. As visitas fazem parte do projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), já desenvolvido desde o ano de 2012 na instituição. Os universitários irão se dividir em grupos multiprofissionais com uma programação pré-estabelecida

O objetivo principal do projeto é a construção do conceito ampliado em saúde e reflexão sobre o trabalho em equipe, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais e questões que estão relacionadas à saúde e ao SUS.

O projeto é apoiado e custeado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana em Saúde (OPAS) e desenvolvida em conjunto com a secretaria municipal de Saúde.

A Santa Casa irá recepcionar os três grupos de estudantes nos respectivos dias para um processo de imersão teórica, prática e vivencial no sistema de saúde da instituição. A imersão é uma metodologia através da qual o participante fica 24 horas, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

A instituição disponibiliza um espaço para a realização de observações e vivências frente à realidade do SUS, participando e interagindo em grupos. São previstas atividades a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

Nos siga no Google Notícias