ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Projeto que previa incentivar plantio de citronela na Capital é vetado

Planta não tem evidência científica de que serve como prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypty

Lucia Morel | 14/09/2020 16:16
Ao fundo, pé do que parece ser citronela, cujo uso é comprovado como repelente de insetos. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Ao fundo, pé do que parece ser citronela, cujo uso é comprovado como repelente de insetos. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Projeto de lei da vereadora Dharleng Campos (MDB), que previa incentivo de plantação de citronela e crotalária em Campo Grande foi vetado pelo prefeito Marcos Trad (PSD). Pela proposta, o cultivo da planta promoveria combate ao mosquito Aedes Aegypty e prevenção às doenças por ele causadas.

No dia 11 de agosto, o plano foi aprovado pelos vereadores e então encaminhado ao município. No Diário Oficial de hoje, o prefeito sustenta que “não foi encontrada nenhuma referência confiável que trouxesse qualquer dado científico ou resultado obtido com a adoção desta estratégia”, com base em análise da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Esta afirmação e outras presentes no veto, se referem exclusivamente à crotalária. No entanto, o projeto proposto se refere às duas plantas, sendo que ele como um todo foi vetado.

O veto se baseia ainda na afirmação de que as notícias sobre a eficácia da planta no controle da dengue “são sempre replicadas e de cunho não técnico-científico. Os poucos trabalhos técnicos e científicos acerca disso seguem o caminho da negativa da eficácia dessa estratégia.”

Citando estudiosos da área, o veto ainda afirma que alegar que o uso da planta vai reduzir casos de dengue é atitude “irresponsável” e “estrambólica”.

O documento ainda aponta que não há soluções milagrosas contra o mosquito e as doenças que ele transmite, sendo perigoso incentivá-las na população. “Pode-se induzir a população a seguir a lei do menor esforço, aumentando em muito o risco de que pelo menos parte da sociedade deixe de cumprir com as recomendações para manter suas propriedades limpas e evitar a permanência de possíveis berçários e criadouros”.

Nos siga no Google Notícias