ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Projeto quer estimular estudantes a doarem sangue para aumentar rede de apoio

Mato Grosso do Sul possui 331,4 mil doadores de sangue cadastrados, mas apenas 132 mil efetivos

Por Natália Olliver | 24/05/2024 12:42
Pessoa doando bolsa de sangue no Hemosul de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Pessoa doando bolsa de sangue no Hemosul de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Projeto ‘Doadores do Futuro’ quer estimular alunos da rede estadual de ensino a doarem sangue e aumentar o apoio a quem precisa das bolsas no Estado. A campanha consiste na promoção de cursos, seminários e campanhas tanto para os estudantes quanto para os familiares e comunidade. Ela pretende conscientizar sobre a importância da doação voluntária e como construir o conceito de empatia nos jovens.

O deputado Paulo Duarte (PSB), autor da proposta de lei, explica que as ações educativas formarão, como o nome do projeto anuncia, “futuros doadores comprometidos com a solidariedade e a saúde da comunidade, despertando a consciência cidadã dos alunos, incentivando-os a doar sangue e a compartilhar a mensagem de vida com seus pais, amigos e familiares”.

A ação poderá ser feita com parceria entre a rede de educação e empresas de iniciativa privada. Conforme o texto, as atividades deverão ocorrer no período de aulas, “de forma a sensibilizar e estimular desde cedo os cidadãos que, num futuro próximo, poderão se tornar doadores de sangue. Também estaremos contribuindo para que o número de doações aumente consideravelmente”, explica o parlamentar".

Em Mato Grosso do Sul, o Hemosul possui 331,4 mil doadores de sangue cadastrados, entretanto, apenas 132 mil deles são doadores efetivos. A hemorrede estadual conta com 12 centros de coleta: em Campo Grande (Hemosul Coordenador, Hemosul Hospital Regional e Hemosul Santa Casa), Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias