ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Protesto contra Bolsonaro reúne centenas de carros, mesmo com bloqueio da Guarda

Com base em liminar de 2020, carreata chegou a ser impedida, mas acabou seguindo pela Avenida Afonso Pena, pedindo impeachment

Silvia Frias e Liniker Ribeiro | 23/01/2021 12:15
Fila de carros na Avenida Afonso Pena. (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila de carros na Avenida Afonso Pena. (Foto: Henrique Kawaminami)

Menos de uma semana depois, manifestantes voltaram às ruas de Campo Grande para pedir o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. A carreata começou nos altos da Avenida Afonso Pena e, por cerca de 30 minutos, chegou a ser impedida de começar por bloqueio da Guarda Civil Municipal.

A concentração começou por volta das 10h, em frente à Cidade do Natal, no sentido Parque dos Poderes e deveria ter saído às 11h, quando o comboio era formado pelo trio elétrico e de 300 a 400 veículos.

Antes da passeata, debate com a Guarda Municipal (Foto: Henrique Kawaminami)
Antes da passeata, debate com a Guarda Municipal (Foto: Henrique Kawaminami)

A intenção era fazer o retorno para seguir com destino ao centro da cidade, mas, depois que condutores fizeram o contorno, se depararam com o bloqueio.

A justificativa foi decisão, em caráter liminar, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), de março de 2020, que havia impedido passeatas e carreatas para evitar aglomerações no período da pandemia da covid-19.

A situação causou debate entre manifestantes e guardas municipais. A vereadora Camila Jara (PT), uma das organizadoras do protesto, argumentou que a liminar é de 2020 e que já teria caducado. Além disso, carreatas foram realizadas, de forma legal, durante a campanha eleitoral este ano.

Viaturas chegaram a bloquear passagem (Foto: Henrique Kawaminami)
Viaturas chegaram a bloquear passagem (Foto: Henrique Kawaminami)

O debate durou cerca de 30 minutos e, depois disso, a carreata pode ser iniciada. Segundo os organizadores, o itinerário previsto é seguir pela avenida Afonso Pena até a rua Pe. João Crippa e continuar pelas rua Maracaju, avenida Calógeras e voltar para Afonso Pena, terminando na Praça Ary Coelho.

O presidente da CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores de MS), Vilson Gimenez Gregório, disse que a intenção é que cerca de 800 carros formem o comboio até o fim da manifestação, o que seria o dobro da participação do último domingo (17).

O foco do protesto é o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a quem os manifestantes atribuem conduta incompetente na condução do combate à covid-19 no Brasil. “Não dá para ficar como está, são mais de 200 mil mortes, falta vacina, esse movimento é espontâneo para mostrar a insatisfação”.

Gisele levou panela para o protesto (Foto: Henrique Kawaminami)
Gisele levou panela para o protesto (Foto: Henrique Kawaminami)

A professora Leinad Veneza também criticou a falta de planejamento para cobrir os grupos prioritários e incluir os profissionais da Educação. “O país estaria vivendo situação melhor, se não fosse descaso do governo; no mínimo, teria que ter preocupação com a sociedade inteira, mas a gente não vê ele fazendo nada, só falas desnecessárias”.

Municiada de panela, a advogada Gisele Marques, gritava “Fora Bolsonaro”, enquanto aguardava o início da carreata. “A intenção é derrubar quem está desdirigindo o País”. A poetisa Narinha Lee disse que a participação no protesto simboliza a insatisfação com o que classifica como descaso do governo. “Mais dois anos desse cara e o Brasil não será ada, ele está acabando com o País”.

Manifestantes estavam nos carros e no canteiro da Avenida Afonso Pena (Foto: Henrique Kawaminami)
Manifestantes estavam nos carros e no canteiro da Avenida Afonso Pena (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias