ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Quase 50 mil já recusaram vacina na Capital

Outras 200 mil ainda precisam receber a segunda dose

Clayton Neves e Aletheya Alves | 15/09/2021 15:59
Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, durante agenda pública, nesta quarta-feira. (15). (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, durante agenda pública, nesta quarta-feira. (15). (Foto: Kísie Ainoã)

Balanço da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), aponta que quase 50 mil pessoas com 18 anos ou mais não tomaram nenhuma dose da vacina contra a covid-19, em Campo Grande, o que representa 8% do total de 610 mil campo-grandenses com 18 anos ou mais, que vivem na cidade. Preocupante, o índice contraria insistentes pedidos para que a população se proteja contra a doença que já fez diversas vítimas na cidade.

“É uma questão difícil, porque quem não se vacinou ainda é porque de fato não quer e acredita que está em uma posição tranquila. Por isso, temos feito ações de vacinação itinerante, para alcançar essas pessoas”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. Segundo ele, outros 200 mil campo-grandenses precisam receber a segunda dose da vacina.

Apesar do número que ainda precisa ser batido, José Mauro lembra que 92% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina, quando a meta imposta pelo Ministério da Saúde é de 90%. Pelos cálculos do município, é de 610 o total de moradores com 18 anos ou mais.

“Já estamos observando o controle da pandemia, por isso, adiantamos a segunda dose e o reforço. A vida já está voltando ao normal, a gente observa que temos, inclusive, que ajustar alguns decretos”, pontua.

Com a vacinação acelerada e perto de atingir 70% da população adulta imunizada com as duas doses, Campo Grande se vê alterando a maneira de medir os impactos da pandemia. Enquanto nos tempos mais críticos, a taxa de ocupação de leitos era o principal fato a ser considerado, agora, os parâmetros têm mudado.

“ A taxa de ocupação de leitos já não é o mais importante até porque, houve redução dos leitos. Por isso, a comparação já não é a mesma de antes e a Prefeitura tem focado no número de testes positivos e na procura de pacientes sintomáticos por internações e óbitos”, finaliza José Mauro.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, a vacinação avançada em Campo Grande foi barreira para a circulação da variante Delta na Capital, mesmo após confirmações em junho e julho.

Nos siga no Google Notícias