ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Quatro unidades de Saúde da Capital vão oferecer serviços por aplicativo

Meu DigiSUS pode ser usado por usuários de Clínicas da Família e UBSFs do Oliveira e do Iracy Coelho

Humberto Marques | 07/03/2019 19:11
App permitirá acesso a serviços de unidades de saúde por meio virtual. (Foto: PMCG/Divulgação)
App permitirá acesso a serviços de unidades de saúde por meio virtual. (Foto: PMCG/Divulgação)

Quatro unidades de saúde básica de Campo Grande passam a oferecer aos seus pacientes a possibilidade de monitorarem o agendamento de consultas e exames, bem como realizar o agendamento e cancelamento de consultas, por meio do aplicativo Meu DigiSUS. A plataforma virtual de serviços digitais do Ministério da Saúde está disponível para aparelhos com os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android.

Em um primeiro momento, o app vai interagir com o sistema que funciona nas Clínicas da Família do Nova Lima e do Portal Caiobá, bem como nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) do Oliveira e do Iracy Coelho, no sul da Capital.

Usuários dessas unidades podem baixar o aplicativo e se cadastrar com o número do Cartão do SUS. Se o paciente já estiver cadastrado nas clínicas ou UBSFs, automaticamente será referenciado. Do contrário, deve ir ao local ou contatar o agente comunitário de saúde de sua região.

Espera-se que, ainda em março, as UBSFs Parque do Sol, Dona Neta (Guanandi), Estrela do Sul, Estrela Dalva e Coronel Antonino sejam integradas ao sistema, e até o fim do ano, todas as 68 unidades básicas da Capital possam se valer do sistema.

Com o aplicativo, é possível monitorar o agendamento dos procedimentos controlados pelo Sisreg (Sistema de Regulação) e pelo e-SUS AB (Sistema de Atenção Básica) e consultas marcadas. O Meu DigiSUS fornecerá informações pessoais e clínicas contidas em 12 sistemas, incluindo também o CadSUS (Cadastro Nacional de Usuário do SUS), CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), Farmácia Popular, SNT (Sistema Nacional de Transplantes) e a rede Hemovida.

“Hoje, o uso das tecnologias se faz cada vez mais necessário e na saúde não poderia ser diferente. Apesar de todas as dificuldades que ainda temos quanto falamos de tecnologia de informação, existem ferramentas que facilitam o processo de trabalho e essa interação. Portanto é necessário investirmos cada vez mais para avançarmos neste sentido”, defendeu o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Vilela.

Funcionamento – Após baixar o Meu DigiSUS na App Store ou no Google Play, o usuário deve inserir informações básicas (CPF, nome da mãe e e-mail). O sistema buscará o cartão do paciente e enviará ao correio eletrônico a mensagem de verificação de segurança, que, em seguida, permitirá visualizar o número do Cartão Nacional de Saúde.

Na aba “Saúde” serão informadas novidades do app e visão geral das funcionalidades. Na “Minha Saúde” aparecem informações gerais como lista de medicamentos do programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas, posição na lista de transplantes e denúncias sobre lançamento ilegal de medicamentos no nome do usuário.

Em “Serviços de Saúde” é possível consultar estabelecimentos de saúde próximos, sendo adicionados os mais relevantes. E em “Atendimento SUS” aparece a lista de procedimentos feitos pelo cidadão na rede de atenção básica ou que se informe o Ministério da Saúde sobre os que não foram realizados, agendamentos pelo sistema de regulação e posição na fila de espera.

Nos siga no Google Notícias