ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Queda da obrigatoriedade das máscaras dentro dos ônibus divide opiniões

A partir de hoje, os usuários do transporte coletivo não precisam mais usar o item durante os percursos

Viviane Oliveira e Bruna Marques | 26/08/2022 10:19
Usuários usando máscara durante o trajeto de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami) 
Usuários usando máscara durante o trajeto de ônibus (Foto: Henrique Kawaminami)

“Mesmo não precisando mais eu vou continuar usando”. “Acho que está precoce essa decisão”. “Achei maravilhoso”. A queda da obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo de Campo Grande dividiu a opinião da população na manhã desta sexta-feira (26).

A diarista Neide Gabriel, de 49 anos, pega dois ônibus todos os dias e ao ficar sabendo da notícia disse que vai continuar usando. “Acho que ainda tem que usar, tem muita gente no ônibus gripada e com tosse. Os ônibus estão sempre muito cheios. E não tem como saber se tem alguém doente lá dentro. Muita gente ainda está pegando a covid-19. Eu acho que ainda deveriam manter a obrigação do uso. Mesmo não precisando mais eu vou continuar usando”, opinou.

Maria disse que vai continuar usando (Foto: Henrique Kawaminami) 
Maria disse que vai continuar usando (Foto: Henrique Kawaminami)

No ponto de ônibus, a Maria Gomes Cabral, de 61 anos, afirma que vai continuar usando a máscara, porque o equipamento livra as pessoas do vírus da gripe. “Livra a gente de bastante coisa, tem gente gripada que fala em riba da gente, o ônibus está lotado, o povo tosse, espirra. Você pode observar que o s médicos toda a vida usaram máscaras e luvas para atender a gente, justamente para se livrarem de doença”, disse.

Maria já se acostumou com o uso e aonde vai leva o acessório. “Em lugares públicos e com muita, eu costumo colocar a máscara. Acho que está precoce essa decisão, ainda tem pandemia, muita gente ainda está morrendo, então não era hora deles liberarem”, afirmou.

Yara ficou feliz com o fim da proibição do uso de máscaras (Foto: Henrique Kawaminami)
Yara ficou feliz com o fim da proibição do uso de máscaras (Foto: Henrique Kawaminami)

A opinião da manicure Yara Benitez Soares, de 23 anos, é contrária às duas entrevistadas acima. Ela comemorou a decisão. “Acho maravilhoso, porque é muito desconfortável usar dentro dos ônibus. Eles estão sempre cheios e ficamos sufocados demais, então eu achei ótimo”, comemorou.

Yara lembrou que as pessoas que tiverem doente devem ter bom senso e ficar em casa para não transmitir o vírus. "É perigoso só nesta questão de que ninguém tem senso de ficar em casa se tiver doente, mas Deus nos guarda”, pontuou.

A partir de hoje, a prefeitura tornou facultativo o uso de máscaras no transporte coletivo. O mesmo vale para clínicas, hospitais e todos os ambientes de atendimento à saúde, onde ainda era obrigatória a utilização. No dia 17 de agosto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso em aeronaves, o que deu início as tratativas para liberação do item de segurança contra a covid.

Nos siga no Google Notícias