Relatório final dos Bombeiros aponta problemas iguais em 8 casas noturnas
O relatório final do Corpo de Bombeiros apontou problemas iguais nas 8 casas de shows vistoriadas em Campo Grande desde a segunda-feira (28).
De acordo com o documento divulgado hoje e assinado pelo coronel José Antônio Pereira do Santos, titular em exercício do Comando dos Bombeiros, foram encontrados problemas nos projetos de proteção contra incêndio e pânico, a obstrução de extintores, falta de placa indicativa do limite máximo de pessoas no ambiente, falta de declaração de desativação da central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
- Leia Também
- De 8 casas notificadas, 6 dizem que estão adequando plano de segurança
- Bombeiros e Crea vistoriam 8 casas de festa que estão irregulares
As fiscalizações foram realizadas em oito estabelecimentos que já possuíam notificações. São elas a casa de shows TTriu’s Hall, a boate Move, o Cabaret, a casa noturna Bar Fly, o antigo Buffet Palacius e atual Verssallité Buffet, a boate Level, o Clube Libanês e o Loft Garden.
Segundo os Bombeiros, as vistorias realizadas pelas equipes do Departamento de Serviços Técnicos do 1º e 6º Grupamentos da Capital, são procedimentos de rotina, mas foram intensificadas devido a proximidade do Carnaval e a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS). O incêndio na boate Kiss matou 234 jovens na madrugada de domingo (27).
O Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) também participou das vistorias nas boates e casas noturnas.
Os proprietários também foram orientados sobre shows pirotécnicos no interior dos locais adequeados a este tipo de apresentação. Eles deverão ser executados exclusivamente por profissionais que tenham o curso blaster, que habilita profissionais para apresentações pirotécnicas, realizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
De acordo com o chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson de Paula, os trabalhos continuarão tanto na Capital quanto no interior. “No interior as vistorias também estão sendo realizadas e os grupamentos devem entregar os relatórios até o próximo dia 8”, disse.
Cinco casas, Cabaret, Move, Trius, Pallacius e Loft informaram ao Campo Grande News que estão se adequando às alterações solicitadas.