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Capital

Reme disponibiliza cadernos com atividades adaptadas para alunos da Capital

Material pode ser obtido pela internet ou buscado presencialmente em escolas caso os pais não tenham acesso a rede digital

Rosana Siqueira | 13/04/2020 16:41
Materiais visam a inclusão de 2,6 mil alunos (Divulgação)
Materiais visam a inclusão de 2,6 mil alunos (Divulgação)

A equipe da Divisão de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande está entregando desde hoje, os cadernos com atividades curriculares, que foram adaptadas para atender às especificidades de cada aluno, visando garantir a inclusão dos 2,6 mil alunos que tem algum tipo de deficiência. O material também pode ser acessado online pelo link http://www.campogrande.ms.gov.br/semed/atividades-curriculares-domiciliares/  .

Apenas os cadernos direcionados ao berçário até o grupo 3 não sofreram mudanças, pois eles trazem atividades de experiências e estímulos que já condizem com o nível de aprendizado destes alunos. Quanto às atividades dos grupos 4 e 5, foram adaptadas apenas as consideradas necessárias, já que a maioria atende às especificidades dos alunos com deficiências. Os demais anos tiveram as atividades totalmente adaptadas.

A chefe da Divisão de Educação Especial, Lizabete Coutinho, explica que os cadernos foram produzidos de forma personalizada, o que significa que cada aluno vai receber um conteúdo exclusivo, adequado às suas necessidades. “Para garantir a inclusão desses alunos, nós precisávamos esperar a conclusão dos cadernos voltados aos alunos sem deficiências para realizarmos o trabalho de adaptação, que durou todo o feriado”, ressaltou.

As atividades contemplam alunos com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e paralisia cerebral. O Núcleo de produção Braille e tipos ampliados também atuou adequando as atividades para os alunos com baixa visão e cegueira.

Já a Sala de Recursos de Altas Habilidades e Superdotação  estará funcionando  online a partir desta segunda-feira para atender os alunos. Eles receberão  atividades no email dos pais e poderão acessar vídeos gravados pelos professores  com o conteúdo das oficinas que participam.

Os professores  também vão  disponibilizar  atividades para todos os alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais.  Para alunos com surdez que necessitem da ajuda do intérprete, estão sendo criadas salas de aula no Google onde os intérpretes  vão postar vídeos explicando as atividades, além de realizar a adequação das atividades de forma impressa.

Acesso – Quem não têm acesso à internet pode solicitar a impressão na unidade onde o aluno estuda. Basta se informar quanto ao horário de atendimento pelos grupos e redes sociais da escola. Muitas escolas já realizaram a entrega na manhã desta segunda-feira.

A dona de casa Taís Fragelli, mãe do aluno Heitor, de 9 anos, estudante do 3º ano da escola “Nicolau Fragelli”, municipalizada este ano, disse que já analisou as atividades adaptadas e ficou satisfeita com o resultado. Ela explicou que Heitor é autista, por isso seu aprendizado se baseia em elementos concretos ou com ilustrações. “Gostei muito porque tem muitas figuras, o que ajuda na compreensão dele. Já estou me organizando para trabalhar as atividades da melhor forma. Também estou tendo muito apoio da técnica do pólo, que tira todas as dúvidas”, frisou. Na opinião de Taís, as atividades para as crianças com deficiências são fundamentais para manter a rotina escolar. “Dessa forma ele não perde o vínculo com a escola e também se sente valorizado”, concluiu.

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