ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Rui Barbosa vai ganhar sistema inteligente de semáforo com obras do Reviva

Sistema permitirá alterações na sinalização a depender do fluxo e intensidade na via

Clayton Neves | 19/07/2021 15:35
Projeto prevê melhorias para o trânsito de veículos e passageiros. (Foto: PMCG)
Projeto prevê melhorias para o trânsito de veículos e passageiros. (Foto: PMCG)

Principal via de obras do Reviva Campo Grande, a Rua Rui Barbosa terá rede inteligente de semáforos para garantir mais agilidade e eficiência no trânsito da região. Segundo a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), o sistema mais tecnológico permitirá diversas alterações na sinalização, a depender do fluxo e intensidade na via.

Por cabos de fibra óptica ou dados móveis 4, controlador instalado será ligado à central de controle. Lá, monitoramento em tempo real permitirá que técnicos façam interferências e a coordenação dos tempos semafóricos de maneira remota. Com os tempos de espera, por exemplo, a redução de velocidade e de seguir em frente poderão ser alterados, conforme o fluxo de veículos e pessoas.

“Estamos projetando o sistema integrando primeiro na Rui Barbosa, mas o projeto é interligar toda a cidade através do sistema semafórico. Podemos coordenar os tempos do semáforo com a Polícia ou Bombeiros, por exemplo, como já acontece nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, proporcionando mais segurança e qualidade de vida”., explica Fernando Caetano, gerente de sinalização do sistema semafórico de Campo Grande.

A modernização também levará benefícios para o trânsito de ônibus e pedestres, que têm alta demanda por conta dos estabelecimentos comerciais da Rui Barbosa.

Além da semaforização inteligente, o projeto do Corredor da Rui Barbosa prevê estações de embarque, wi-fi gratuito, câmeras de videomonitoramento, padronização de calçadas, acessibilidade universal, iluminação em LED, paisagismo, recapeamento, drenagem e mobiliário urbano.

Nos siga no Google Notícias