ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Saúde disponibiliza leitos no interior para acabar com filas da covid

Boletim da secretaria aponta que Macrorregião de Campo Grande tem 26 pessoas aguardando por uma vaga

Adriel Mattos e Guilherme Correia | 23/07/2021 13:27
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Reprodução/Facebook)
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Reprodução/Facebook)

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, declarou nesta sexta-feira (23), que a pasta vai disponibilizar leitos no interior para Campo Grande, que ainda registra fila de espera. Com a pandemia de Covid-19 dando sinais de arrefecimento, a prefeitura desativou 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“Temos vagas em todos os municípios do interior do Estado, para que caso necessite, o paciente não fique na fila de espera da central de regulação de Campo Grande”, disse o titular da SES durante a transmissão ao vivo periódica do Governo do Estado na rede social Facebook.

Resende disse que há leitos em Ponta Porã, Sidrolândia, Costa Rica, Três Lagoas e outros municípios próximos da Capital. “Se precisar do apoio do Corpo de Bombeiros Militar, tenho conversado com o comandante [coronel Hugo Djan Leite], e com o secretário da Sejusp [Antônio Carlos Videira] para disponibilizar veículos de resgate para que eles não fiquem a espera de vagas nas UPAs ou em outros locais inadequados na Capital”, afirmou.

Fila - Boletim epidemiológico divulgado hoje pela SES mostra que a macrorregião de Campo Grande tinha 24 pacientes da Capital aguardando leito. Também há uma pessoa de Costa Rica e outra de São Gabriel do Oeste.

Dourados tem apenas um paciente na espera. A central estadual de regulação não registra fila.

A Capital segue com a maior taxa de ocupação entre as quatro macrorregiões. A ocupação global em UTIs é de 84%, Dourados registra 53%, Corumbá tem 52% de ocupação e a região de Três Lagoas tem 49%.

Queda de casos e menos leitos - Nesta semana, o Campo Grande News noticiou que a prefeitura desativou leitos após observar queda de casos, mortes e internações por Covid-19. Sobre a fila, a Sesau explicou que há vagas em hospitais, mas pacientes seguem em leitos improvisados porque já começaram o tratamento em Upas e em alguns casos é arriscada a transferência.

Titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro de Castro Filho, explica que parte destes leitos foram desativados, mas não diminuídos, e sim transformados. “Deixaram de ser covid e passaram a ser da unidade coronariana”, explica especificamente sobre os 11 leitos desativados no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul “Rosa Pedrossian”.

No Hospital Regional agora são 117, na Santa Casa 89, no Hospital do Câncer 20 e no HU de 28 leitos foram para 18. “Pênfigo, El Kadri e Clínica Campo Grande não mudou. No total diminuímos 30 leitos covid que passaram a atender outras modalidades como cardiovascular e urgência”, calcula o secretário.

Nos siga no Google Notícias