ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretaria terá de deixar mansão de acusados por contrabando de cigarros

Imóvel no Jardim dos Estados foi ocupado em 2015 com autorização da Justiça Federal; réu e familiares foram à Justiça e conseguiram levantar sequestro de bens. Agora, decisão garante devolução de propriedade

Humberto Marques e Aline dos Santos | 05/02/2018 13:12
Imóvel na rua Piratininga será devolvido aos proprietários após bloqueio de bens ser levantado. (Foto: Marcos Ermínio)
Imóvel na rua Piratininga será devolvido aos proprietários após bloqueio de bens ser levantado. (Foto: Marcos Ermínio)

A mansão no Jardim dos Estados ocupada desde 2015 pela Prefeitura de Campo Grande, que desde então o destinou às pastas relacionadas à Segurança Pública, será devolvida a parentes do empresário Hyran Garcete. Decisão judicial nesse sentido foi publicada no Diário da Justiça Federal, que decretou o levantamento do sequestro de bens relativos ao imóvel na Operação Bola de Fogo –que em 2006 desbaratou um esquema de contrabando de cigarros e, na ocasião, levou à prisão de 97 pessoas.

A cessão do imóvel ganhou destaque em março de 2015, quando foi acertada sua destinação pela 3ª Vara de Justiça Federal à pasta de Segurança Pública (atual Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social), dentro de ações visando ao fortalecimento do setor em Campo Grande –que ganhara naquele momento sua pasta exclusiva.

A propriedade –uma mansão com piscina e churrasqueira localizada no cruzamento das ruas Piratininga e Paraíba, área nobre de Campo Grande– fazia parte da lista de bens bloqueados pela Justiça, que incluíram 80 imóveis, 180 veículos e um avião, atingindo ainda aproximadamente R$ 400 milhões em 300 contas bancárias. Os recursos teriam relação com um grande esquema de contrabando de cigarros com ramificações no Paraguai, Estados Unidos e dez Estados, conforme investigações da Operação Bola de Fogo.

Devolução – Hyran Garcete e alguns de seus parentes recorreram à Justiça para conseguirem a liberação de bens bloqueados. Duas propriedades em Campo Grande –entre outras posses alvos de decisões no processo principal da Bola de Fogo– tiveram o sequestro levantado em decisão da Justiça Federal (conforme decisão divulgada em novembro de 2017), sendo uma delas a mansão da rua Piratininga.

A defesa do acusado de participação no esquema confirmou que o imóvel foi liberado para ser restituído ao proprietário. A Secretaria de Segurança e Defesa Social solicitou prazo de 180 dias para providenciar a mudança, o que foi negado pela 3ª Vara Federal conforme sentença publicada nesta segunda-feira (5).

A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Campo Grande informou que ainda não foi intimada sobre a decisão visando a desocupação do imóvel. Conforme os autos, o município vinha pagando à administradora do imóvel uma taxa de ocupação, estando em discussão também eventuais danos ou degradação da propriedade com o tempo.

Nos siga no Google Notícias