ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Secretário diz que lei ampara atual cálculo do IPTU e taxa do lixo

Pedrossian explicou que primeiro se compensa o crédito do contribuinte, para depois conceder o desconto à vista

Leonardo Rocha | 26/12/2018 11:26
Secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto (Foto: Mayara Bueno - Arquivo)
Secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto (Foto: Mayara Bueno - Arquivo)

O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, defendeu o atual modelo de cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da  taxa do lixo, adotado pela prefeitura. Ele explicou que primeiro se reduz o valor, em caso de contribuinte com crédito (taxa do lixo), depois se calcula o desconto de 20% no pagamento à vista.

Pedrossian esclareceu a questão após reclamação do vereador André Salineiro (PSDB), que na semana passada, na Câmara Municipal, disse que havia “cobranças indevidas” nos boletos do IPTU e taxa do lixo aos contribuintes e que o município inclusive deveria fazer a “reimpressão dos boletos” para corrigir as distorções.

Para o vereador, o cidadão que tinha “créditos” em relação a taxa de lixo, este valor deveria ser reduzido depois do desconto de 20% no pagamento à vista, o que mudaria o custo da cobrança. “O crédito está sendo deduzido do valor bruto do imposto e não do valor já com o desconto de 20%”, justificou o parlamentar.

Lei municipal - O secretário disse ao Campo Grande News que primeiro reduz o valor da cobrança se a pessoa tiver “crédito”, depois se calcula o desconto de 20% no pagamento à vista. Ele citou a lei complementar 332, de 11 de setembro de 2018, que trata das “compensações”, para defender este modelo.

“Nós estamos cumprindo a lei, que no seu artigo 2, parágrafo 4, define como e o que não pode ser feito no caso de compensações. Primeiro se compensa (crédito), depois se concede desconto. Se o vereador (André Salineiro) entrasse em contato conosco, iríamos explicar esta situação ”, disse Pedrossian.

Cobranças – O secretário também ponderou que o valor da taxa do lixo vem junto da cobrança do IPTU, em um único “código de barras”. Ainda disse que os valores vêm discriminados (taxa do lixo) e se houver crédito ao contribuinte, esta informação precisa estar no boleto.

Caso os contribuintes tenham dúvidas ou não tenham tais informações no boleto, o secretário recomendou que procurem a “Central do IPTU”, que fica no Paço Municipal, em anexo ao lado da sede da prefeitura municipal.

Central do IPTU fica no Paço Municipal (Foto: Divulgação/PMCG)
Central do IPTU fica no Paço Municipal (Foto: Divulgação/PMCG)
Nos siga no Google Notícias