ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Taxa do lixo de 2019 pode ser paga com desconto de até 20% e parcelada

Cobrança por serviços volta a ser feita nos carnês do IPTU, estando sujeita às mesmas regras de pagamento do imposto

Humberto Marques | 14/12/2018 17:57
Cobrança pelos serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos volta a ser feita nos carnês do IPTU. (Foto: Arquivo)
Cobrança pelos serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos volta a ser feita nos carnês do IPTU. (Foto: Arquivo)

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 em Campo Grande começaram a ser entregues voltando a contar com a cobrança da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares –alvo de impasse entre o fim de 2017 e o início deste ano que levou ao pagamento da “taxa do lixo” em boletos separados. Com a retomada da dinâmica de cobrança anterior, o pagamento pelo serviço pode ser feito com desconto de 20%, em caso de quitação à vista do IPTU até 10 de janeiro, ou parcelado em até dez vezes.

Conforme a Prefeitura da Capital, a taxa de lixo não sofreu reajuste, sendo mantidos os valores aprovados em 2017. A diferença de valor, porém, deve-se ao fato de que a cobrança neste ano se deu em nove meses –de abril a dezembro. Agora, será cobrado o valor correto, referente à coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares ao longo de 12 meses.

Quem optar pela quitação à vista até fevereiro terá direito a desconto de 10% na taxa. O percentual é o mesmo no caso de parcelamentos pagos à vista –neste caso, porém, o valor de cada parcela não será inferior a R$ 50.

O desconto é válido, porém, apenas aos contribuintes que não tenham débitos de qualquer natureza com a Fazenda Pública Municipal, não estejam inscritos na Dívida Ativa e, ainda, quitem os pagamentos até as datas de vencimento das parcelas. Contribuintes que discordarem do valor podem também solicitar a revisão por meio de requerimento protocolado até 10 de março de 2019 –caso seja julgada improcedente, além da perda dos descontos, o contribuinte terá de pagar a taxa do lixo e do imposto em valores atualizados.

Aposentados, pensionistas, entidades filantrópicas e templos de qualquer natureza, que são isentos de pagar o IPTU, também não recolherão a taxa do lixo neste ano. O IPTU deve render R$ 434 milhões à prefeitura em 2019.

Nos siga no Google Notícias