ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem dinheiro, lar que atende crianças soropositivas vai fechar as portas

"Aqui na minha casa, a notícia foi devastadora. Minha filha mais velha chorou. Eles davam amor para elas", diz mãe

Aline dos Santos e Bruna Pasche | 19/01/2019 13:58
Mães estão preocupadas com fechamento de lar que atende crianças. (Foto: Henrique Kawaminami)
Mães estão preocupadas com fechamento de lar que atende crianças. (Foto: Henrique Kawaminami)

A expectativa era de uma reunião de boas-vindas, mas o encontro com a direção do Lar dos Sonhos Positivos, novo nome da Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), terminou em choro de tristeza: a entidade anunciou que vai fechar as portas.

Criada em 1996 e com atendimento a crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/Aids, o lar está com as contas no vermelho e, conforme relatado por mães, não consegue arcar com a despesa de R$ 150 mil por mês.

“No começo do mês, fomos orientados a fazer a rematrícula entre os dias 2 e 12 de janeiro. Fomos lá, fizemos a matrícula e foi tudo tranquilo. Depois, recebemos uma mensagem chamando para reunião na quinta-feira. A irmã informou que a instituição está no vermelho e não tem mais condições de ficar com as portas abertas”, afirma uma mãe, de 29 anos, sobre a reunião no último dia 17. Soropositiva, ela tem três filhas na instituição.

De manhã, o ônibus da entidade busca as crianças em todas as regiões de Campo Grande e as leva para Ceinf (Centro de Educação Infantil) e escola. O trajeto começa de madrugada, com a primeira parada às 4h para pegar passageiro.

À tarde, os veículos levam as crianças para o Lar dos Sonhos Positivos, no Jardim Seminário. “Elas almoçam, fazem atividades. Tem a nutricionista que faz o acompanhamento do peso e tamanho das crianças, com dieta balanceada; os psicólogos. É muito amor, carinho e cuidado”, conta a mãe.

Diante da notícia de que a Afrangel não retomará as atividades em 4 de fevereiro, um grupo de mães se reuniu e busca doações, com benfeitores fixos, para evitar o fechamento.
São atendidas 45 crianças e existe fila de espera. “Elas são muito bem atendidas. Aqui na minha casa, a notícia foi devastadora. Minha filha mais velha chorou. Eles davam amor para elas”, diz.

A reportagem também conversou com uma mãe de 39 anos. “Eu adotei uma filha que foi exposta ao vírus, não foi detectado, graças a Deus, mas que é atendida lá logo que nasceu”, diz.

Ela relata dificuldades para conseguir atendimento na área de infectologia pediátrica. “Tem médicos e remédios que só eles conseguem. Tem apoio que a gente consegue só através do lar”, afirma.

Segundo ela, o fechamento foi anunciado e os pais orientados a procurarem escolas perto de casa. “Mas o período já fechou. Tem mãe desesperada por vagas”, diz.

Trabalho - O Lar dos Sonhos Positivos presta atendimento social, médico e escolar gratuitamente. São cerca de 20 profissionais que atuam desde o agendamento de consultas e busca de medicamentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) até ao apadrinhamento para exames, que podem custar mais de R$ 2 mil.

Também oferece mensalmente cesta básica a famílias de baixa renda. O Campo Grande News entrou em contato com a entidade, a direção informou que só vai se manifestar para a imprensa na próxima semana, após reunião agendada para quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias